quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

No natal: árvores enfeitadas

Arrumar uma árvore de natal, que para mim, é o enfeite mais tradicional de todos, sempre foi um acontecimento. Antes de me casar e tradicionalmente, em novembro, a minha mãe começava a pesquisar nas revistas das amigas e das minhas tias, as idéias sobre as "árvores de natal" que íamos construir.

O dinheiro era curto. Mas ela, que é cheia das idéias, habilidosa e muito caprichosa, sempre dava um jeito. Ela projetava a árvore e lá íamos nós, correr atrás do material. Buscavamos pelas ruas do bairro, galhos de árvores caídos, ramos de pinheiros e de tuias para executar a base do projeto. Depois de tudo organizado,  íamos para a rua dos Caetés, comprar o que faltava ( bolas, fitas, etc). Para enriquecer o arranjo, pegávamos os retalhos das costuras e, junto com toda a sorte de sobras artesanais (contas, linhas, etc), cobriamos e  enfeitavamos bolinhas de isopor e/ou caixas de fósforos .Nunca me esqueço de duas produções: a do galho torto, conseguido na rua, desprovido de folhas, que foi  todo pintado de branco e completado com de imensas bolas azuis, e a de um cone de tela de galinheiro, coberto com raminhos de tuia e cheio de flores grandes de sempre-vivas ( maravilhoso e muito diferente para a época).

A cada ano, eu me  inspiro na criatividade da minha mãe, para fazer a árvore e os enfeites da minha casa.
Eu sempre procuro algo diferente do usual . Aproveito o que vem na minha cabeça, inspirado no que observo na rua, nas vitrines, nas revistas. Busco usar as "sobras" da natureza (a natureza não tem sobra, viu gente! é só força de expressão, poesia!). Gosto de inventar a minha árvore de natal, pouco à pouco, vivência à vivência, momento à momento. Ano passado, usei meu vaso de ficus e enfeitei com cachinhos de mini bolas vermelhas, imitando cachos de cereja. Ficou um mimo! Em 2008, usei um grande cacho imenso, caído do meu coqueiro. Era muito lindo, de tão imponente. Enfeitei com borboletas "fakes" e bolas laranjas brilhantes, foscas, de vários tamanho. Arrasou, mas não tanto quanto aquela do ano em que distribui, em um ficus com galhos bem espalhados, orquideas rosas artificiais e luzinhas pequeninas e brilhantes.Infelizmente, a minha desorganização não permitiu arquivar qualquer foto dessas belezas para mostrar.

Neste natal, recorri às revistas e aos sítios de decoração para buscar alguma idéia. Eu ainda não entrei no espírito natalino. A maioria das árvores de natal que eu vi, achei muito cafonas. Sou meio chata com isto, pois implico com as imitações de flocos de neve e da própria neve; estranho os enfeites que remetem aos lugares frios, pois sou muito"tropicalista". Mas achei algumas árvores legais, produzidas pela Cecília Dale (http://www.ceciliadale.com.br/) como as das fotos abaixo.

Tá meio difícil de ver, mas no primeiro plano à direita, tem-se  um caule de palmeira com luzes, apenas. E ao fundo a esquerda, vejo um ficus com enfeites vermelhos 

Aqui, são duas ávores, tipo ficus, com rosas artificiais cor de chá, bolas foscas chá e palha, de tamanhos varidaos e florzinhas vermelhas, do tipo primavera


Esta eu não consegui ver direito. Mas mesmo assim, achei lindo este visual de misturar, em uma hera variegada, as papulas vermelhas e outras florzinhas pequetitas de vários  tons avermelhado.

Alguém já montou a sua árvore?Gente, cadê as idéias criativas da árvore deste natal? Tô precisando de inspiração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...