quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Crochê de frutas: torta quente de bananas

Sobremesa na casa da minha infância, pouco sucesso fazia. Já viu né? em famíla de comilões e beberrões,doce não entra. Mas para as crianças ( eu inclusive) e algumas mulheres, o doce era indispensável. Senão era um tal de querer ir "boraprácasadormir", que os farristas não suportavam.  Minha avó Margarida, contemporizava tal conflito, fazendo deliciosas sobremesas. Uma, em especial, eu adorava, não só pelo excelente sabor, mas por todo mistério que envolvia a  sua produção.

Eu já sabia que a vovó iria fazer a torta quente de bananas, uns dias antes. Ela mesma comprava as bananas caturras e escondia  no armário dela, até amadurecer. Ela conhecia bem a voracidade da família e não podia deixar as frutinhas à vista, pois senão acabava tudo, mesmo se estivessem verdes. Então, o quarto dela ficava com um delicioso cheiro de banana misturado com Sophistiqué ( o perfume dela), que eu cheirava espontaneamente, nos momentos em que lhe fazia companhia e ela me ensinava o crochê. Jamais consegui fazer uma torta tão boa quanto a dela. Creio que eu não tenho amor familiar tão grande como o dela, e nem escondo bananas no armário. Mas eu tento superá-la até hoje!!!

Para um pirex retangular, de uns 20cm de comprimento, eu uso 6 bananas médias bem maduras (caturras ou pratas). Pico em fatias (de comprido), sobre uma colher de sobremesa de manteiga e cubro-as com 2 colheres de sopa de açucar cristal. Deixo no fogo baixo, a fim de obter uma banana flambada sem flambar ( nunca pensei em flambar, deve ficar bão), com uma calda leve.  Salpico canela em pó nessa mistura. Á parte, faço um espesso creme inglês (creme de ovos),usando a gema de 4 ovos bem misturadas em 3copos de leite integral fervido e uma colher de sopa de maizena. Uso o fogo baixo, com muito cuidado para não talhar as gemas, misturando sempre até o creme espessar, como para um pudim  (ou angú).Se ficar muito duro junto mais leite, se muito mole, junto pouquitos de maizena dissolvida em pouco leite. As claras, eu bato em neve com uma pitada de sal e 3 colheres de sopa de açucar refinado (não gosto muito doce) até ficar no ponto de suspiro ( em picos, e sem soltar da espátula). No pirex, coloco o creme de ovos frio,o doce de banana, frio e o "suspiro" por cima. Asso em forno baixinho, pré aquecido, até dourar o suspiro. Sirvo quente. Tem gente que gosta dela com sorvete. Eu não, gosto dela purinha!!!

DICA:não usem claras geladas, desanda o suspiro. Misturar o açucar às claras e dar uma esquentadinha, antes de bater, funciona bem para ela arear mais.

2 comentários:

  1. Claudia esta receita faz parte da minha infancia também, mamae fazia nos almoços de sabado. Beijins
    Solange

    ResponderExcluir
  2. Solange, eu vou ver se recupero junto a minha família a receita dos "mantecatos" da minha avó.Eu não sou muito chegada aos biscoitos. Mas esses, desmanchava na boca. Lembro-me que era feito com banha, farinha, erva doce e cachaça. Ela assava e eles acabavam ainda no tabuleiro. Ela também escondia a lata de mantecatos da gente e só servia quando tinha visitas. Beijo Cláudia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...