sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Coser e cozer: pernil de ceia

Sempre quis ter um forno elétrico, do tipo de padaria, para fazer os meus grandes assados e uma máquina de costura, para tentar realizar as minhas idéias. Ganhei os dois da minha sogra. A máquina é uma singer antigona, toda restaurada. É linda, boa de costura e cheia de acessórios, que eu nem sei usar. O manual dela, muito bem cuidado, é maravilhoso, escrito em português antigo e sem fotos, mas com ilustrações copiadas de desenhos originais feitos à mão. Trata-se de uma raridade, muito valiosa.

Olha só...





O forno, um Layr de bom tamanho, fica na churrasqueira e para usá-lo, tive que refazer as ligações elétricas do pedaço. Gasta uma energia da gota, mas tem valido a pena!!!



É nele que eu asso o meu pernil de ceia ( de natal ou reveillon),que também fica ótimo no forno convencional. Só que aí, a peça de carne tem de ser pequetita e talvez até sem o osso.

Eu gosto do pernil com osso ( acho mais imponente e mais divertido) e bem gordinho ( para um plus na maciez e no dourado do prato) , mas escolho sempre a menor peça que eu encontro ( porco mais jovem, menos contaminado). Antes de tudo, eu furo a carne com uma faquinha e insiro nesses furos, pedaços de alho, para dar aquele gostinho interno. Tempero a peça de véspera com sal, pimenta do reino moída na hora, pimenta malagueta, louro, alecrim, vinho tinto, raspas de limão, suco de limão e suco de laranja. Deixo dentro de um saco plástico, bem fechado para que o pernil fique totalmente imerso nesta vinha d'alhos, até o dia seguinte.

Então, retiro a peça do tempero, cubro com papel alumínio, com a parte brilhante virada para baixo( para corar) e asso em fogo alto, no começo e médio no final, por umas 3 horas ou mais ( 180° em média). De vez em quando eu vou lá olhar, virar de lado e umedecer com o tempero da vinha. Quando está macio, eu retiro o papel alumínio e deixo corar, sempre umidecendo com o tempero. E pronto...

DICA:  se quero ter um molho maravilhoso, eu retiro o excesso de gordura do tabuleiro, onde assei o pernil, coloco na chama do fogão, refogo alí cebolas em rodelas, para deglaçar, misturando aquela "borra" acebolada com uma colher de pau e raspando bem o fundo, com um pouquito do tempero. Cuidado para não ficar salgado!!! e provem, antes de todo o processo, o fundo do tabuleiro,  para verificar se não está queimado e amargo. Depois é só bater no liquidificador e servir na molheira.

Para acompanhar um pernil assim, nada como uma farofa de castanhas portuguesas cozidas e picadas, maçã crua ralada grosseiramente, manteiga, sal e  biscoito cream cracker esmigalhado. Simples assim!!!

Tenho duas variações para este pernil. Uma é temperar de véspera com uma salmora de água,sal, pimenta, vinagre e cerveja  e assar do mesmo jeito. Fica com um sabor bem mineiro. Do tipo pernil de sanduiche.

A outra é bem mais sofisticada: ao invés dos furos com alho, dou uns talhos em diagonal na gordura para entranhar o mesmo tempero,que faço de véspera ( igualzinho ao primeiro). Para assar, ao invés de cobrir com o papel alumínio, cubro com uma pasta triturada, composta de punhados de :  curry, alecrim seco, tomilho,cominho, canela, páprica,  pimenta do reino moída, rum, casca de limão, suco de limão.

Asso por duas horas a 180 °C,  ou até a casca ficar meio escura, parecendo queimada (é assim mesmo), retiro do forno, espalho a sua superfície dourada, com uma colher com um tanto de geléia de damasco (ou de outra fruta que tenho em casa) e deixo no forno mais 30 minutos. E pronto. É forte mas é delícia!!!! Essa opção, fica melhor ainda com o pernil defumado.

10 comentários:

  1. Querida Claudinha, estou adorando seu Blog! mesmo vc se dizendo pouco inspirada neste natal vc já deu muitos toques legais, please, se der, posta umas dicas de mulherzinha, de sobremesas natalinas...para aquelas que não têm muito tempo... mas querem manter a tradição de levar felizes e realizadas para a ceia de natal na casa da mami ou da sogra um quitute feito em casa com amor, bjs Cristiana

    ResponderExcluir
  2. Olá, Claudia!

    Obrigada por me incluir em seu mailing...Tô gostando muito do blog. Para contribuir para a sua paixão em SP, prrecisa conhecer a Ciao Mao.É de pirar. Dê uma fuçada no site: www,ciaomao.com.br

    Grande beijo para todos e todas e para o jeffie querido.

    elisa

    ResponderExcluir
  3. querida Cris. Você sabe, não sou lá essas coisas com sobremesas. Mas já tenho três em vista para postar em breve. Que bom que você me está acompanhando... e a família??? Beijão

    ResponderExcluir
  4. Cara Elisa, saudades!!!. Tive que caçar o seu email para incluí-lo nos meus contatos. Perdi meu Hd há uns dias e consequentemente, todos os endereços. Vou conferir sua dica e dou retorno. Beijo a você a às lindinhas queridas. Não posso deixar de comentar aqui a minha alegria, orgulho e prazer em ler a Luiza na Folha. Imagino você como deve estar babando!!!

    ResponderExcluir
  5. Gentem só posso dizer que a tal www.ciaomao.com. br, tem sapatos de sair rodando, refletir e optar por todos. É de pirar, olhem lá. Obrigada Elisa por esta dica preciosa!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola ganhei um forno layr igual este porem os botoes nao tem mais a indicação , apagou, descolou os numeros e tal, nao consigo saber para que serve cada botao , pode me ajudar?obrigado

    ResponderExcluir
  7. Oi Rudy. Este forno é ótimo. Vou tentar te ajudar. Existem três "botões"ao lado. De baixo para cima, o primeiro é o de temperatura. Ao virá-lo para a direita a temperatura do forno sobe e varia de 0 a 300 graus centígrados.

    O segundo e terceiro botões devem ser girados para a esquerda e, nesse sentido, referem-se ao forno baixo, médio e alto. O do meio é do fogo inferior e o de cima, o do superior.

    Este forno é bom, mas perigoso e muito rápido.

    Minha regra é colocar ,para a maior parte dos assados, em 180 graus ( meio giro do primeiro botão abaixo para a direita), em forno alto ( última parada à esquerda dos dois botões acima).

    Depois de corado ponho tudo no forno médio (segunda parada dos dois botões de cima). Mas é necessário ficar de olho até pegar a manha.

    Vou fotografar os botões e te envio. Mas vá experimentando. Vc vai queimar algo, ou deixar cru outras coisas. Depois tudo da certo

    Espero ter ajudado. Abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado, te agradeço muito se vc me enviar as fotos pode ser para rodinei7@hotmail.com tambem..

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, Cláudia! Nos botões de cima do forno lair, como faço para regular o assar e dourar? Pode me ajudar? Obrigada1 Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  10. Ana , Já não tenho mais o meu forno e ele era bem antigo. Para assar eu cobria com papel alumínio a 180 graus em cima e em baixo, por várias horas. Depois de assado eu retirava o papel e aumentava a tempera superior para uns 220 graus. Mas fique de olho pois rápido e pode queimar. espero ter ajudado. ab

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...