sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Na última hora: rosbife de filet com mostarda

Ás vezes me acontece de não ter a inspiração necessária para fazer uma almoço de última hora. Por sorte eu tenho a minha ajudante Lene que trabalha na minha casa há mais de 10 anos. Ela aprendeu a cozinhar comigo e me supera em várias preparações. Normal: ela é jovem, paciente, interessada e também gosta de cozinhar. É ela que prepara todo o "mis-en-place" das minhas receitas. Pica tudo bonitinho, miúdinho e certinho, coisa que eu não consigo fazer. Numa daz últimas vezes que cozinhamos juntas ela comentou: "Poxa, a senhora cozinha muito bem. Mas não tem paciência alguma, né?" tive que concordar...

Obviamente, nos domingos e feriados ela não trabalha, mas a minha família continua a se alimentar. Portanto, pelo menos almoçar é necessário. Mas vamos combinar: comer em restaurante nesses dias, para mim, é um verdadeiro súplício. Tenho preguiça de sair de casa e, via de regra, a qualidade das comida, não compensa, tal produção. Nessas ocasiões, eu prefiro ir no supermercado rapidinho e comprar o que falta para fazer o meu rosbife de filet com mostarda, inspirado em uma receita da minha irmã Beth.

Uso um filet pequeno inteiro, bem limpo,  pincelo, sobre a carne, bastante mostarda, cubro-a por inteiro com fatias de bacon e asso em forno alto a 180° até dourar o bacon. Jogo na assadeira um vidro de champignon com um pouco de sua água, misturo-a à borra que se formou no fundo da assadeira e sirvo com arroz, batata assada com casca e um pouco de sal ( servida esmurrada com manteiga por cima) ,ou assada descascada com azeite, sal e alecrim e salada de folhas verdes. Parece uma bobagem. E é. Mas é gostoso e faz sucesso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...