terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O caro que sai barato e arrasa: Bacalhau à Brás

Posso dizer, com toda a convicção: não existe melhor comida para mim do que a que usa bacalhau. Sei que muitos tem o mesmo gosto meu : meu pai tinha, meus cunhados tem, minha filha também. Estou certa de que a maioria daqueles que me leem,vão se identificar com isto.

Quando eu era menina o bacalhau não era tão caro. Parecia até comida de pobre, tal como a dobradinha, a macarronada, o joelho de porco, a rabada, dentre tantas outras delícias baratas, que eram as que a minha grande família tinha acesso. Na minha casa, meu padrinho fazia um delicioso, em pedaços com muitos legumes e muito azeite ( à Biscainha, é isto???). O irmão dele ( meu tio), que morava em Salvador, um dos melhores cozinheiros que eu conheci nesta minha vida, fazia um outro, em filets grossos, com ovos ralados por cima. Putz, que maravilha!!!. Vamos combinar: não existe qualquer produto que seja tão versátil e prazeiroso de comer como o bacalhau. Ele sempre agradece (e nós também) em qualquer preparação. E é facílimo de preparar, desde que seja dessalgado adequadamente.

Mas hoje, poxa, o bacalhau é muito caro, principalmente por estar ameaçado de extinção. Mesmo sendo uma defensora da proteção da biodiversidade, eu sou exigente demais com os produtos que eu uso na minha cozinha. Então só uso o do Porto ou aqueles nórdicos de primeira linha, o COD ( o mais ameaçado), e sempre gasto muito, pois não gosto de enrolar o gosto dele, com outros ingredientes mais baratos. Mas bacalhau é bacalhau, a gente sempre pode fazer uma receita que renda muito, sem perder  o prazer do seu sabor. Como exemplo cito a Açorda de Bacalhau, muito bem feita pela Jú, o Espiritual do Pi, o à Biscainha do tio Darly e o Arroz de Bacalhau ( um vale tudo com sabor!). Mas o bacalhau à Brás, dentre estes que "rendem", é o meu preferido, pois valoriza muito o sabor de tal preciosidade.

Para 6 a 8 pessoas, eu uso 500g de bacalhau do Porto, comprado em lascas ( mais prático e, descontando as perdas com peles e espinhas do inteiro, é mais barato, podem acreditar). Eu dessalgo tais lascas, submersas em uma vasilha de água, na geladeira, por 36 a 48 horas, trocando a água 3 vezes ao dia. Para prepará-lo, já dessalgado, eu refogo uma cebola picada, 2 dentes de alho, meio pimentão vermelho picado, sem as sementes, em uma xícara de chá de azeite muito bom, até amaciar e reservo. Frito, em óleo de canola, ou outro bem neutro, 500g de batatas cortadas em palitos, do mesmo tamanho das lascas de bacalhau, até ficarem um pouco macias ( sem crocar). Misturo 4 ovos, à parte. Pico, também à parte, um molho de salsinha,uma xícara de chá de azeitonas pretas portuguesas (daquelas miudinhas).

Na hora de servir, eu misturo o bacalhau refogado em seus temperos, as batatas "semi fritas",os ovos batidos, as azeitonas pretas e a salsinha picadas, em fogo baixo, e por pouco tempo, para não "talhar"demais os ovos. Provo o sal,corrijo e sirvo somente com um arroz. Os tantos (e mais um) que forem provar isto, vão amar...

4 comentários:

  1. Claudinha, tenho receita nova de bacalhau com um tal de azeite defumado. Vou fazer pra nós assim que o ano entrar! bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida Jú.Tou te devendo um risoto, antes Disto. Ou fazemos junto com o bacalhau com AZEITE DEFUMADO( muito chique)... Será que dá certa essa mistura??? Você sabe, né? as coisas aqui em casa estão meio complicadas, por isto que ainda vou adiando o nosso encontro. Mas em 2011 tudo vai melhorar. Beijão querida

    ResponderExcluir
  3. Cláudia,

    faço a receita de bacalhau a Braz, mas não coloco o pimentão. Depois
    enviarei algumas receitas fáceis de preparar . Não conseguir responder
    através do Blog, que aliás é muito interessante.

    Vai uma receita para a ceia de natal!
    Bom proveito!

    “Família é um prato difícil de preparar”
    (Francisco Azevedo) - livro: O Arroz de Palma -

    ResponderExcluir
  4. Tetê, não coube o poema,mas deixei a dica. Fico no aguardo das receitas. Tudo de bom prá você. Beijão. Cláudia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...