sábado, 18 de dezembro de 2010

la dolce vita: sorvetes de mel e de flocos

Nos almoços da minha casa, ao servir as sobremesas, uma amiga sempre me diz: "a minha sobremesa é o vinho"!!!Compartilho com ela essa máxima. Sobretudo se considero o trabalho que dá fazer uma boa sobremesa.  Ela exige paciência, disciplina e sobretudo, seguir a receita a risca, senão ela desanda. Infelizmente, eu não tenho tais predicados. Então a mestra das sobremesas da minha casa é a Pat, minha filha.

Temos um amigo que se diz adito em açucar. Quando ele vem almoçar aqui em casa, a Pat sempre faz um sorvete de mel ( não leva qualquer açucar) sensacional. Bem, esse sorvete, nem tem explicação de tão bom que é, e tem tudo haver com as festas de final de ano!!!

Para uma forma de bolo inglês, ela bate 300ml de creme de leite fresco, até o ponto de chantili e reserva. À parte, em  banho maria, ela bate 100ml de mel, 4 ovos caipiras, uma gema, até ficar uma mistura bem homogênea, clara e grossa. Ela mistura tal creme de ovos ao creme de leite batido. Coloca tudo junto e misturado  em uma forma de bolo inglês, forrada com papel filme congela em um freezer ou congelador por, no mínimo, 3 horas. Depois é só desinformar, numa bela travessa e cobrir com amendoas torradas, picadas, ou fatiadas, por cima. Noh é muiiiiito bom!!!

Dona Gel ( minha sogra, que sempre retorna nos meus posts ) também faz um sorvete sensacional, que é servido em todos os almoços de natal da família. Super simples: ela bate no liquidifcador uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite, uma lata de leite integral, uma colherzinha de extrato de baunilha. Depois, ela bate duas claras em neve, mistura com a misura anterior e adiciona, ainda, um tablete de chocolate meio amargo picado. Eu que nem sou ligada em sorvetes, adoro este!!!

5 comentários:

  1. Oi Cláudia deu água na boca...obrigada! farei para meus queridos daqui de casa então! com este calor eles vão adorar. Aqui tudo bem, mais um ano se passou...
    E Jeff como está? Sérgio vai ligar estes dias para ele, manda abração.
    Agradecemos a doçura de Pat, e Marcelo como está? estudei com ele este ano, adorei ele é muito sério e dedicado; e vi pelo blog que Ciça está em Londres ... que bárbaro! agora é rápido encontrar com Arthur, e ele volta quando para a ver a vovó?
    bjs para cada um, saudades de vcs, desejo um feliz natal e um 2011 cheio de alegrias.
    Cristiana

    ResponderExcluir
  2. Ai Cris engasguei!!! Por aqui tá meio difícil!!! Mutio embora estamos todos bem. Vamos encontrar. O jef tem tentado falar com o Sérgio e não consegue. Peça ele para ligar. Precisamos de vocês. Grande beijo. Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Claudia, fiz o pernil e o sorvete, aquele mais simples. Ficaram maravilhosos. Fiz para a festa surpresa que fiz para o Evandro ontem. O pessoal adorou!!!Ele defendeu a dissertaçao dele e foi um sucesso. Estou adorando suas receitas. Beijins, Solange

    ResponderExcluir
  4. Noh Solange que bom que deu certo.O meu jeito de escrever me parece meio confuso, ás vezes, mas como não sigo receita direito, eu escrevo no rítmo que faço as receitas. òtimo estar dando certo. Beijão. Grande beijo para o Evandro e muito sucesso prá. Ele merece.

    ResponderExcluir
  5. é por isso que suas receitas sao boas, vc escreve como faz, assim fica facil de entender e na hora que a gente vai fazendo vai modificando do nosso jeito. Tô adorando!!! na torta de banana, minha mae colocava em cima da banana um açucar caramelado (uma calda), depois o creme e o suspiro. Que delicia, foi bom vc me lembrar, vou fazer. Beijins, Solange

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...