domingo, 19 de dezembro de 2010

Os falsos postiços: Bobó de camarão

No último sábado, foi dia de encontro familiar, super bão. Vocês não vão acreditar ao olhar os olhos que eu olhei, na hora em que cheguei!!! De cara eu perguntei para a minha prima, Bárbara dos olhos bárbaros, "nossa, que postiços maravilhosos, qual é a marca?" Não eram os postiços, eram os naturais!!!  Inacreditável, vejam só ...



                                                         '

                                                          OLHA ISTO!!! QUE BELEZA!!!

Após me conformar com os meus cilinhos, caí em mim e mudei de assunto. Tentei esquecer do make e fui para o lado da culinária.

Neste almoço de família, a minha sobrinha Líli, que mora em Itacarè, há mais de 10 anos, nos presenteou com um peixe assado e outro peixe em moqueca, ambos maravilhosos. Ninguém faz peixe como ela, só o marido dela, que é baiano. Eu tenho restrições com a moqueca baiana, mais particularmente com o azeite de dendê , o coentro e o leite de coco. Acho que eles roubam um pouco o sabor do peixe. Mas se usados como ela usa, é só ajoelhar e agradecer eternamente pelo merecimento de um sabor tão especial. Vejam só a diferença: o azeite é extraido do dendê, por ela mesma, o leite é extraído do coco e não é em vidro, o coentro gigante é do jardim dela e é o único que eu gosto, com força. Só pode ficar sensacional!!!

Mas a melhor comida que ela já me ofereceu, lá na casa dela de Itacaré, foi o bobó de camarão. As nossas receitas são as mesmas, mas o camarão "de lá" ( ou "dela") , quanta diferença!!!

Eu cozinho 500g de mandioca até quase derreter. Vale lembrar que a mandioca boa, é aquela que fica cortada no mercado, com casca, mas super, hiper, mega branca por dentro. Faço um puré com ela cozida e reservo. Numa panela de barro, refogo, em azeite, uma cebola picada, 3 dentes de alho amassados, 4 tomates maduros, sem casca, picados e deixo amaciar um pouco,no fogo. Junto 500g de camarões médios descascados, limpos e bem lavados e cozinho, naquele molho, até ficarem rosados. Tempero a mistura com um pouco de sal, pimenta do reino, pimenta malagueta. Adiciono o creme de mandioca (aos poucos), o suficiente para engrossar o refogado. Junto um vidro de leite de côco, uma colher de sopa de azeite de Dendê. Acerto o sal e a pimenta e a textura, com o creme de mandioca  ( tem de ser do tipo de um estrogonoff). Cubro com salsinha picada e um pouquinho de coentro picado. E está pronto!!!

DICA: Confesso que nas festas  cheias e joviais da minha casa, uso a mesma receita, substituindo o camarão, por peito de frango desfiado. É um arraso, pois fica muito bom!!! E bem mais barato. Para os vegetarianos,é só substituir os camarões, por palmito CULTIVADO.

2 comentários:

  1. oi claudia sou eu lele, e quero dizer q eu adorei q vc colocou sobre a mamis no seu blog
    BJS.......................

    ResponderExcluir
  2. Pus a sua mãe sim.Equando voltarda Bahia, vou colocarvocê, com foto e tudo.Pode???

    Beijinhos querida

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...