quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

No natal : embrulhos para presentes

A àrvore de natal do meu hotel paraense, tem todos os predicados que eu não gosto. É artificial, cheia de informações, sem qualquer "link" entre os enfeites ( bolas, luzes, laços, fitas, colares, sinos, e muito mais, de cores e tamanhos variados). O que me chamou mais atenção, foram os embrulhos de presentes ao pé da árvore, pois se destacaram pelo improviso e pela falta de criatividade: caixas de sapato mal embrulhadas, em papeis de gosto duvidoso.

Cumprindo uma tradição da minha avó e da minha mãe, eu tenho mania de guardar papeis de presente, caixas, sacolas, fitas, vidros e retalhos. Compro rolos de fitas, ajunto sementes bonitas, guardo folhas secas, desidrato flores ( rosas e hortênsias) que envelhecem nos meus jarros. Gosto de dar presentes embrulhados por mim, usando tais guardados. Na verdade, a maioria dos presentes que eu dou, eu compro em situações inespecíficas, porque gosto. Vou  guardando todos eles. De repente, em um aniversário, casamento ou encontro, relaciono aquele objeto à pessoa a ser presenteada e o embrulho do meu jeito.

Um dos tipos de embrulhos que eu mais  gosto é feito com retalhos de tecidos. Se for de um algodão ou outro tecido mais incorpado, eu corto um retângulo, com o triplo do tamanho do presente, dobro e costuro do lado avesso deixando uma abertura, onde faço um pequena bainha da largura da fita que eu vou enfiar.  Aí está pronto um saquinho, que eu posso enfeitar e incrementar como abaixo.



 Saquinhos de tecido com enfeites diversos, que podem ser feitos em qualquer tamanho. Destaque para as guloseimas, que nos permitimos curtir, pelo menos no natal

Se for um cetim ou seda lisos, eu corto um quadrado que dê para embrulhar a embalagem como se fosse um papel de presente, dou uma queimadinha com um esqueiro nas beiradas, para não desfiar e embrulho como se fosse uma saco, amarrando por, como um saco de balas, usando um fitão liso bem bonito de cor que combina com o tecido. Neste caso, as cores mais neutras e escuras, ficam lindas. Lindo também, é amarrar as pontas opostas do tecido,como se fosse uma "matula" ou uma marmita,  arrumando as pontinhas, com se fossem beiradas de um laço. Não tenho imagens dessa opção.

As caixas, se tiverem alguma logomarca, eu colo por cima alguma imagem bacana, ou pinto uma listra,ou colo uma fita, uma flor,um laço. Se lisas, é só amarrar um fitão, ou vários juntos, cheios de personalidade. Aí posso incluir flores, sementes e folhas. Faço algo parecido com as sacolas. Vejam as imagens abaixo.


Aqui, uma caixa de madeira pintada, com flores naturais. Por dentro, ela é coberta com um saco plástico, de tamanho compatível onde são colocadas placas buchas florais umidecidas, sobre as quais são fincados as flores para montar o arranjo



                                          Caixas e sacolas enfeitadas com flores e fitas.

Pessoal, acredito que o preço do presente não tem importância alguma, pois não é isto que lhe dá valor. Escolher algo personalizado e embrulhar de um jeito bacana é que demonstra o nosso carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...