terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Crocodilo branco

Tem coisa pior do que passar protetor solar antes de ir para a praia? Putzs, ninguém merece. Mas euzinha, todos os dias, agradeço o advento dos protetores solares e os uso mais ou menos direitinho.

Sofri demais na minha  mocidade, na época em que eles não existiam. Eu, uma branquela autêntica, queria ser aquela gostosa, queimada de sol. Sem a menor chance!!! Depois de insistir para pegar uma cor ao sol, que nem um crocodilo branco, ficava como um camarão rosa, passado do ponto. Muito vermelha, descascada e sem graça. Não conseguia dormir de tanto arder. Aí a solução, média, era passar Kaladril e Hipoglós antes e depois da praia. É claro, todos os gatos fugiam daquelas peles cheias de creme, pegasosas. Vou  confessar : meu colo, via de regra, ficava ferido de tão queimado. E aí, num tinha jeito, lá ia eu para a praia ou pisicna, de blusa por cima do biquini. Um horror!!!

Ao contrário de hoje, naquele tempo o "must" eram os bronzeadores. O " the best" era o "Rayito de Sol", um creme bronzeador argentino. Só as abonadas quem ia por lá, traziam tal objeto de desejo. Ele vinha dentro de uma bisnaga tipo pasta de dente. O creme saía do tubo que nem um caramelo de cheiro muito bom e característico. Eu sabia quem era chique, na piscina do Minas Tênis, pela cor do bronzeado e pelo cheiro do "rayito de sol". Como eu não era chique, usava, se tinha dinheiro, um bronzeador brasileiro oleoso e vermelho, que nem Qsuco de cereja, que eu esqueci o nome; ou  produtos alternativos do tipo, óleo mineral com semente de urucum, coca-cola, suco de cenoura e etc. Eu não tinha a menor responsabilidade, cruz credo!!!

Mas hoje, o meu estilo é outro e muito responsável. Não quero acelerar meu envelhecimento e nem ter cancer de pele. Então, não uso bronzeador.

PAUSA: Daqui prá frente é chover no molhado, ser muiiiito lugar comum e nada original!!! Mas nunca é demais reforçar. Então vamos lá.

No rosto, todos os dias, faça chuva ou sol, uso um hidratante com FPS 15( gente é o mínimo, tá?) Se vou caminhar ou viajar, ir para clube ou para o churrasco, uso um protetor solar no rosto, FPS 60 e no corpo FPS 30. Fico sempre de chapéu e a procura de uma sombra. Segundo os dermatologistas ( se eu estiver errada, os de plantão me corrijam), não existe diferença entre as marcas, mas claro, entre fatores de proteção. Os em creme são mais eficientes na proteção do que os em gel e os sprays ( nessa sequência), pois se espalham menos e portanto impõem uma camada mais espessa sobre a pele.

Deve-se passar o protetor antes de vestir o traje de banho e em boa quantidade, para proteger tudo ( linha do biquini, inclusive)  e para que fator de proteção seja respeitado. É muito chato, eu sei, mas necessário. Para terem uma ideia, só no rosto é necessaria uma colher de sobremesa de creme. Eu só uso o creme, mas nem tanto, pois detesto aquela "mascara" branquela na cara e no corpo. Por isto, opto sempre por um fator de proteção maior, para poder passar menos e evito andar e ficar no sol.

E ainda: a proteção não dura o tempo todo que estamos expostos , sobretudo se dermos um mergulho. Aí, ele tem que ser repassado. Portanto, verifiquem a instrução de cada tipo e marca e renovem como o indicado.

Agora, cá entre nós, eu passo protetor uma vez só, mas fico muito pouco tempo exposta. Caminho pela praia, descanso um pouco, dou um mergulho, seco e... fim de papo.  Depois de algumas poucas horas me dá uma canseira, de tanto lazer e eu quero mesmo ir para uma sombrinha, bater um papo e ler um livro, no sossego!!!

Por fim,queria lembrar dos lábios que também devem ser protegidos.Mas lembrei disso porque senti saudades do Lisse minute Baume Cristal da Clarins, sobre o qual tinha comentado no meu post sobre São Paulo. Creio que ele não é vendido no Brasil, Mas quem estiver fora ou tiver algum parente vindo do estrangeiro para o natal, pode conseguir. Ele é a cara do "verão numa praia maravilhosa" ou feia mesmo. Olhem as fotos abaixo. Das 3 cores disponíveis ( rosinha, laranja e vermelho) escolhi o vermelho para mostrar.



Atenção amigas; resistam, usem sem comer o batom, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...