domingo, 12 de dezembro de 2010

Domingo: sol, calor e leseira ( caipis, salada árabe e rosbife de lagarto)

As minhas pitangueiras, o meu pé de acerola, o meu pé de limão siciliano e a minha mangueira estão carregadinhos de frutas maduras. O dia está perfeito para um festival de caiprinhas, caipibuscavida e caipiroska, usando as frutas da minha casa. Dia de sol e calor... Só falta ajuntar alguns amigos.

Para as caipis é simples:  pico todas as frutinhas, coloco, separadamente, em tações de vidro, que disponho sobre uma bandeja, com um pote de açucar, adoçante, gelo e socador de caiprinha, uma  garrafa de vodka, outra de cachaça e outra de buscavida, que é um drink de cachaça, com limão e mel fabricado pelo meu amigo Carlão (http://www.galpaobuscavida.com.br/ ). Além do Netuno, a Busca Vida é uma das minhas bebidas preferidas de Caraíva.

Então, é só escolher as combinações e começar a festa. Soco uma boa quantidade de frutas com açucar, coloco uma dose do destilado, misturo bem com uma colher mesmo (a minha coqueteleira não funciona e a improvisação dela, usando dois copos lagoinha, em minhas mãos, é um desastre),coloco  bastante gelo e aí, é só saborear.

Vejam só algumas das minhas frutíferas:


 
Mangueira que surgiu nem sei de onde!!! A manga dela é média, mas dá sucos maravilhosos.
Acerola que não me deixa na mão. Dá todos os anos e com fartura!!!

Olha só o limãozão, do tamanho de uma laranja. É difícil.. Demora para amarelar. Mas é do autêntico ( muda presenteada por minha mãe). Um a cada dia!!!

Num dia assim, uma salada árabe com pão cai super bem. Para 6 pessoas eu pico, juntos, 2 pepinos pequenos descacados, 6 tomates sem sementes, uma cebola roxa e uma mão de azeitona preta sem caroço. Desfolho, na mistura, um maço de hortelã (ás vezes junto alface rasgado e salsinha picada) . Faço um tempero usando meio copo de azeite extravirgem, suco de um limão, semente de gergelim torrada ( do branco e/ou do preto), sal  e zatar (se tiver em casa).Torro 3 pães árabes grandes. Na hora de servir, pico as torradas por cima da salada e misturo o tempero. Tal gostosura, vale uma refeição. Seria um "Fatuch" estilizado. Adoro comida árabe!!!!

Mas para quem não vive sem uma carninha vermelha, ela vai bem com o meu rosbife de lagarto. Uso um lagarto pequeno e sem qualquer gordura. Dou uma surra nele, batendo-o inteiro, no granito da minha cozinha, até ele ficar caídaço, todo molengo. Tempero, na hora de fritar, somente com sal e pimenta do reino moída na hora. Coloco óleo vegetal em uma caçarola, do tamanho da peça de carne, em quantidade suficiente para cobrir a metade do lagarto, Espero óleo ficar super quente. Aí é só fritar, em fogo alto, a carne inteira por 20 minutos, de cada lado. Deixo descansar por uns 5 minutos antes de fatiar e servir. Se quero fazer um molho, retiro o exceso de óleo da tal caçarola, refogo cebolas picadinhas e jogo um pouco de pimenta do reino verde e interia. Esta carne, pode ser servida fria e dá um ótimo sanduba.

DICA: Carne vermelha frita ou grelhada, tem de ser temperada na hora, senão perde  os sucos; e tem que descansar uns minutinhos, antes de ser cortada, pelo mesmo motivo. Se for uma peça inteira, tem de ser pequena, o que significa: boi jovem, sem hormônios e, portanto, saudável e macia.

Um comentário:

  1. Gentein, me lembrei que esta receita de rosbife me foi passada pela comadre Clélia há séculos e se tornou um hit em minha casa.Obrigada Clelinha!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...