domingo, 19 de dezembro de 2010

O peru ausente ( frango recheado com pitangas)

Peru na minha casa, nunca vingou. Jamais pesquisei, desenvolvi ou executei qualquer receita com tal ave. Exceto em uma única oportunidade ao preparar um peito de peru assado, muito bem temperado, com  muito sabor. Mas ninguém deu importância e muitos nem comeram. Nunca mais fiz!!!

Noh...acho lindo aqueles perus assados, com toda personalidade, super dourados,  aparecendo ao fundo da cena ou como protagonistas do dia de ação de graças, de vários filmes americanos que eu curto. Penso que eles devem ser saborosissimos , sobretudo por ter muita história e tradição. Na ceia da casa da minha mãe, sempre tem peru assado, mas acho meio sem graça e nunca como.

Eu sempre prefiro um frango assado,como vocês já sabem!!!

Marcelão, pai da minha comadre e um grande amigo meu, me ensinou a fazer, há priscas eras e dentre várias outras delícias, um frango recheado de pitangas.

É tempo de pitangas!!!

Uso um frango caipira inteiro, de preferência, pequeno, limpo e lavado. Separo a pele, sem retirar, para temperar, entre  a pele e a carne e também por fora com sal, pimenta do reino moída na hora, alho picado,alecrim, suco de limão. Dentro do  frango, eu coloco muitas pitangas inteiras, maduras e lavadas( ainda não desenvolvi a técnica de desencaroçar pitangas), com cebolas picadas, manteiga, sal e um pouco de açucar. Fecho a abertura com palitos, ou barbante, amarrando também as cochas para ficar bonitinho. Coloco para assar em forno quente, a 180 graus, coberto com papel alumínio,com o lado brilhante em contato com o frango.Quando o frango está macio, retiro o alumínio e deixo dourar.Neste ponto, se houver um bom caldo na travessa, coloco batatas pequenas ou cortadas para assar junto com o tempero. Dá um ótimo acompanhamento para esse prato.

GRANDE DICA: Ao invés do recheio de pitanga, uso também um de limão siciliano cortado em oito partes. Fica até melhor, mas não tão pitoresco!!!

2 comentários:

  1. Cláudia,
    muito legal sou blog, amei!!! Vai fazer parte agora da minha lista da leitura diária!!
    Um beijo,
    Bárbara

    ResponderExcluir
  2. Querida Bárbara dos olhos bárbaros.Seja bem vinda e envie dicas para compartilhar com nossotras de todas as idades. grande beijo. Cláudia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...