sábado, 4 de dezembro de 2010

Para um dia de festa no verão (Cuscuz Marroquino com camarão)

 Quem vem nas festas da minha casa já sabe: eu vou fazer a comida e eu vou exagerar!!! São poucas as vezes em que a comida não dá. Numa dessa, uma das delícias que eu preparei não deu para o gasto. Aí, nessa situação do “acabou, tem mais?”, eu, me fiz de distraída e por educação, fiquei sem comer do Cuscuz Marroquino com Camarão. Esta receita me foi passada pela Lísia, que além de excelente estilista, arrasa na cozinha. A receita original é da Carla Pernambuco, mas como é cheia dos passos, dos detalhes, das medidas em gramas e tem até água de flor de laranjeira, fiz uma adaptação para que eu consiga realizar e passar adiante. Sinceramente, eu tenho muita dificuldade em seguir os passos das receitas que eu recebo. Elas só me servem como orientação e inspiração. Aparentemente, a receita é longa e complicada. Mas tentem fazer do jeito que der, pois é impossível dar errado. Sem o camarão, para os que não podem ou não gostam, fica ótimo também.
Eu preparo a receita em 3 etapas: a do camarão, a do caldo para hidratar  a farinha de cuscus e a do vinagrete. A receita dá para 6 a 8 pessoas
Tempero 500g de camarão fresco, médio e limpo com 1 xícara de azeite extra virgem, casca de um limão ralado e o seu suco, uma mão de hortelã picada e outra de mangericão picado, um pouco de coentro picado ( uso bem pouco, pois não aprecio muito), uma colherzinha (das de café) de coentro em pó, sal e pimenta branca moída na hora. Deixo marinar por umas duas horas. Retiro os camarões da marinada e refogo em azeite, até ficarem rosados. Reservo.
Faço um 750ml de caldo de legumes ( pode ser em tablete), no qual agrego 1 colher de sopa de gengibre ralado, 1 pimenta dedo de moça, picadinha sem as sementes,1/2 colher de sopa de cominho e outra de páprica, uma colherzinha de coentro em pó e outra de canela e um cravo moído. Espero ferver alguns poucos minutos e jogo sobre 500g ( um pacote) de farinha de cuscus marroquino ( tem de ser do marroquino mesmo) para hidratar. Reservo.
Faço um vinagrete marroquino, que também fica ótimo em saladas,  batendo no liquidificador, o caldo de uma laranja, 1 dente de alho, uma colherzinha de coentro em pó, outra de páprica e outra de cominho, uma mão de salsinha, uma xícara de café de azeite extra virgem, ½ xícara de óleo de canola ( se não tiver, use o azeite mesmo), sal e pimenta moída na hora.Reservo.
Com um garfo, misturo o vinagrete e o camarão refogado, com o cuscuz já hidratado, buscando soltá-lo como uma farofa, mais úmida. Junto também alguns ingredientes que tiver em casa para dar crocância e doçura: cebola roxa em tiras finas, figo seco ou damasco ou tâmaras picadas, pistache ou amêndoas ou castanha de caju picadas.
É só servir com um bom vinho branco seco ou um espumante Brut de boa qualidade ( os brasileiros possuem um ótimo custo e benefício), que será arrasador.
Dica: Dá muita dó jogar a marinada do camarão fora. Então, eu congelo e uso para fazer algum caldo de peixe, oportunamente. Obviamente, os alérgicos à camarão, não podem fazer uso deste caldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...