quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

No natal: Boas lembranças ( lombo a GB)

Geraldo Bizzotto, meu pai, era um utópico fofo: médico das antigas,de tão caridoso, comunista e torcia para o america. Embora excelente médico, ele dizia ter errado na profissão, pois o que queria ser, de verdade e sentimento, era cozinheiro e/ou cantor. Era um tenor de primeira e cozinhava divinamente. Aprendi muito do que sei cantar e cozinhar com ele, posto que todos os fins de semana ele cozinhava para toda a família e muitos amigos, sendo eu a sua principal auxiliar. Lá pelas tantas, cantávamos...

Como grande boemio que era, frequentemente chegava em casa de madrugada nos dias semana, com os amigos de farra, acordava a mulher e as filhas para comer o que tinha trazido da rua ou aquilo que ia preparar para nós. Eu adorava esses momentos, muito embora minha mãe e minhas irmãs tivessem uma certa restrição com a extravagância das propostas. Algumas vezes ele nos convidava à almoçar ou jantar "fora",  que era colocar a mesa de jantar fora de casa, no terreiro e alí comemorar qualquer coisa. Nossa casa era conhecida no bairro como a casa das festas. Até aniversário de cachorro era comemorado festivamente. Quem me conhece, pode entender de onde vem a raiz do meu "calcanhar fincado na boemia"!

No último sábado, por pura saudade e melancolia, decidi fazer uma prato criado por ele: O Lombo à GB ( de Geraldo Bizzotto, muito original!!!).

Corto o lombo em bifes grossos, seco, tempero com sal, pimenta do reino e bastante limão ( coloco também raspas de limão), cubro com queijo parmesão ralado, com se fosse um parmegiana de queijo e asso até corar.  Para fazer juz à receita de mais de quarenta anos atrás, sirvo de um jeito bem retrô, com arroz com passas e leite de côco, para adocicar um pouco e batata frita, para dar uma certa crocância. Hummmmm!!! simples e delicioso

2 comentários:

  1. Oba! Essas eu quero acompanhar porque ainda não decidi minha ceia de natal!

    Tô adorando o blog!

    Um beijo
    Letícia

    ResponderExcluir
  2. Além do lombo a GB, será que consigo mais informaçõs sobre o comunista GB? Do comunista e americano Nelson

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...