domingo, 26 de dezembro de 2010

O Banquete dos Mendigos: as sobras das ceias

Ha muito anos atrás,minha irmã Flávia e o seu marido Cris,juntos com vários amigos, criaram uma tradição. Eles se encontram no dia 25 de dezembro, levando as sobras dos pestiscos das ceias familiares, assim como as bebidas e comemoram o natal destes amigos. Já pariticipei de alguns deles. Mas de uns anos prá cá, não tenho conseguido ir. Fico mega cansada, depois dos preparativos que antecendem o natal, da ceia na casa da minha mãe no dia 24 e do almoço do dia 25, na casa do meu cunhado. Não tenho mais tanta saúde e nem disposição, para tanta comemoração.

Este ano o  Banquete dos Mendigos ( cujo nome homenageia os Rollings Stones) aconteceu no Bar do Xexéu, em Santa Tereza. Não fui, mas já sei que foi ótimo, com muitos reencontros que eu gostaria de vivenciar e com direito aos toques do Toninho Horta, que é um dos participantes da turma, dentre outros do Clube da Esquina  e agregados.

Mas mesmo para quem não faz tais encontros, as sobras de ceias podem ter ótimos destinos. Eu sou capaz de preparar verdadeiros "banquetes de ricos" com elas. Por exemplo: com as das aves desfiadas, eu faço um refogado com cebolas, alho, cheiro verde, azeitonas, passas e outra frutas secas, misturo com um  molho branco, bem temperado, queijo ralado e claras bem batidas em neve. Asso,e tenho aí um ótimo suflê. Às vezes, uso tal recheio em uma massa folheada, comprada pronta, para fazer uma torta ( aí, uso pouquissimo molho branco e sem as claras).

As carnes vermelhas, eu fatio ou desfio, junto com tomates picados sem semente,cebola e alho picadinhos, gengibre ralado, cheiro verde picado, mangericão e hortelã picados.Tempero com sal, limão, muito azeite extra virgem, orégano e pimenta moida na hora. Então, tenho uma excelente salada de carne, que pode ser degustada com as torradas dos pães que sobraram da ceia.

As carnes de porco, eu desfio, junto com cenoura ralada crua, os presuntos picados, pimentões picados, cheiro verde, passas e outras frutas secas, batata palha frita. Tempero com  maionese batida com um tantinho de creme de leite e um toque de wiski e transformo num salpicão à francesa.

Com as sobras dos queijos picados, eu misturo um pouco de leite integral, levo ao fogo, mexendo sempre e, se tiver em casa, coloco um tantinho de creme de leite fresco. Salpico um pouco de nóz moscada e tenho um excelente molho de queijos para massas.

Com os diversos tipos de arroz, inclusive os risotos, faço bolinhos de arroz. Junto temperos verdes, poucos ovos, o suficiente para dar liga, um pouquinho de farinha de trigo. Enrolo os bolinhos e deixo esfriar na geladeita antes de fritar. Senão eles desmancham na gordura. Aí, é só fritar em óleo bem quente.

E por aí vai...

Podem saber, na minha casa não se joga nada fora. É só ter um pouco de criatividade e de disposição, para que as sobras se transformem em ótimos pratos, para um Brunch  de domingo (ou "ajantarado", no bom portugês).

3 comentários:

  1. Também já participei do Banquete dos Mendigos da Flávia e outros similares. acho muito bacana! Seu Blog tá muito legal, Cláudia. Que fôlego! Bj Valéria Ruiz

    ResponderExcluir
  2. Oi Valéria.Preciso me segurar para não escrever demais aqui. As idéias são muitas.Você está precisando aparecer.Beijão

    ResponderExcluir
  3. Genteim tive que corrigir meu ato falho: escrevi ao invés de MEU cunhado, MEIO cunhado. Mas esclareço: antes do Jacobs ser meu cunhado, ele era meu melhor amigo.Então de cunhado ele tem menos do que de meu amigo. Não preciso dizer mais nada, não é meu querido amigo??? Cláudia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...