quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

solitários, mas em grande estilo: Atum em casca crocante e pera com chocolate

Vou repetir o que todos já sabem: eu adoro uma festa!!! Mas, neste ano, como eu já disse: tô devagar,quase parando. Na passagem do ano, não fosse um encontro marcado entre poucos amigos na casa do meu compadre, ficaria por aqui mesmo e faria um jantar prá dois...

Serviria uns bons queijos como entrada, o Chateneuf-du-Pape, que trouxe de lá , com  um atum fresco em capa crocante sobre cama de folhas, e de sobremesa, peras assadas com chocolate e sorvete, e só...

Claro, brindaria a passagem, vendo os fogos do meu jardim, com uma Veuve-Ciquot bem geladinha.

Este atum  é delicioso, mas dá um certo trabalho. Eu compro os files altos de atum fresco (no Verdemar sempre tem) e divido em porções individuais generosas. Á parte, soco no meu socador de pedra,  sementes de gergelim, pistache, pimenta branca, tomilho seco e sal. Enxugo os files com papel toalha, pincelo clara de ovo e passo pelos temperos triturados, em todos os lados do file, apertando bem para que eles fiquem bem aderidos. Deixo algum tempo na geladeira. Cubro o fundo de uma frigideira com azeite e deixo esquentar. O azeite não pode ficar quente demais, senão a crosta do atum se solta no azeite. Frito cada lado até ficar tostado e virando uma só vez. Ele fica tostado e crocante por fora e  vermelho rosado por dentro (como um rosbife) e é assim que fica bom. Sirvo numa cama de mini  rúculas, alfaces de vários tipos rasgados e temperando apenas com azeite e vinagre balsâmico emulsionados ( na proporção de 3 para 1, batidos).

As peras, eu uso as mais duras. Descasco, corto em duas partes, tirando as sementes, fervento numa calda fina açucar, com algumas especiarias ( aniz estrelado, cardamomo,pimenta da Jamaica) até ficar transparente. Disponho as peras em um pirex com chocolate meio amargo derretido, cobrindo cada metade de pera. Na hora de servir, dou uma esquentadinha no forno e sirvo ainda quente, com sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...