domingo, 28 de novembro de 2010

Circuíto PCC 40° ( confit de palmito fresco)

Parauapebas, Curionópolis e Canãa dos Carajás, me aguardem amanhã por essas bandas. O que usa uma consultora, em Audiências Públicas- AP- no sudeste do Pará.That's the question. Mas o que é uma AP?

Não vale à pena entrar em detalhes. Além de ser o stress em todo o seu esplendor e a chatice em toda a sua plenitude. Mas quem vai estar lá representa comunidade local e vai "quebrar o pau" conosco por 4 horas seguidas . Então, eu tenho de estar sóbria, sem ser muito clássica e nem elegante demais, confortável sob um calor de mais de 40° e sorridente. Bem então o figurino básico é calças e burmedões( todos abaixo do joelho) de algodão ou linho e camisetas e camisas cavadas ou de manguinhas bonitinhas e discretas, sandália rasteira (mas não chinelos) e uma maquiagem do tipo "cara lavada", com um perfuminho bem  leve ( eu vou usar lavanda, francesa, é claro).

Afora os "momentos APs", lá vai ter de bom, as queridas companhias dos meus colegas/amigos e o maravilhoso peixe ( dos melhores que já comi)  e os execelentes petiscos paraenses. Me lembrei de um, cuja receita me foi trazida de Belém pela Lísia e que eu chamo de "confit de palmito fresco".

Pausa para o momento legal e politicamente correto: nada de comprar o palmito silvestre que é vendido por uns e outros nas estradas e na esquina. É crime ambiental e incentiva a prática de extração e comércio ilegal do palmito. Então, tem de ser o pupunha, cultivado e vendido fresco em grandes mercados,ok???

Uso mais ou menos 500g da polpa do pupunha fresco, picado em rodelas, as quais coloco dentro de uma panela de ferro, pedra ou barro, com tampa e que possa ir ao forno.Cubro tudo com um bom azeite, temperado com uns 3 dentes de alho inteiros, um ramo de alecrim fresco e duas folhas de louro. Levo ao forno médio para baixo, e deixo alí até ele ficar macio. Quem gosta pode por um pouquinho de sal grosso ou flor de sal por cima. É um arraso.!!! Veja imagem abaixo.


Bem, pessoal, vamos ver se as minhas intensas atividades paraenses me permitirão blogar. Senão, inté à volta na sexta.

3 comentários:

  1. Adorei as dicas pra AP! Cláudia, fiz uma "arte"... esses dias compartilhei seu blog no mural do meu facebook, espero que a maioria entre (nem que seja por curiosidade) e que os afins permaneçam! Até amanhã! Taís

    ResponderExcluir
  2. Taís, obrigada pelo interesse e até amanhã, com força. Vamos precisar!!!

    ResponderExcluir
  3. Genteim, maquiagem "tipo cara lavada" não significa ausência de maquiagem. Refiro-me ao mínimo necessário: Hidratante com protetor solar, pó, Blush na face e nas palpebras( fica muito legal), lápis na linha dágua do olho, rímel e baton cor de boca.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...