sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sexta da massa ( fetuccini a carbonara)

Institui, aqui em casa, o “ dia da massa”. Ele ocorre,  em algumas sexta feiras, depois do trabalho. Eu convoco meus filhos e, em cada encontro, eu convido um casal amigo (ou uma família) para participar. É ótimo, todos comem bem, se divertem e, depois, os jovens saem para os seus programas, pela madrugada afora e os convidados que ficam, colocam a conversa em dia.
Embora minha inspiração para comidas italianas seja a Marcela Hazan, a deusa da comida Toscana, no primeiro “dia da massa”, fiz uma receita que tem pouco a ver com ela, pois é muito apelativa, cheia de proteínas e gorduras. Mas é deliciosa e fácil de fazer. Trata-se “Fetuccini a Carbonara”, mais um clássico da culinária italiana!!!
Á pedido do Edu Jesus, que junto com a Pat,  constituiu o primeiro casal convidado para  o “dia de massa”, seguem os passos da receita desta maravilha que eu servi para eles e deu, com sobras, para 6 pessoas.
Cozinho 500g de fetuccini, de “grano duro” ( genteim, não dá mais usar outra massa que não seja de grano duro, é muito melhor!!! ),  em água fervente com sal (de preferência o grosso) e SEM óleo ( se a massa for de grando duro,não precisa), até ficar “ao dente”, ou seja cozido, mas sentido no dente( ver tempo de cozimento na embalagem, para ter uma orientação). Enquanto a massa cozinha, eu frito, à parte 200g de toucinho defumado, sem pele e bem picado. Quando o toucinho está bem fritinho, eu retiro um tanto da gordura, e deglaço a frigideira da fritura com um cálice de vinho branco seco. 


Misturo à parte, 5 ovos inteiros, 5 gemas de ovo, 5 colheres de sopa cheias de creme de leite fresco e uma xícara de chá de queijo parmesão ralado e do bom. Tempero com pimenta do reino e noz moscada moídas na hora. 


Quando a massa está ao dente, eu escorro o macarrão deixando um tantico da água do cozimento e a misturo com toucinho, na frigideira. Retiro do fogo e junto o molho . Dou uma misturada, volto com a preparação ao fogo, só para dar uma certa cremosidade e com muito cuidado para não talhar os ovos. Sirvo com queijo parmesão do bão.
Aí é só ajoelhar e comer ( veja na imagem abaixo). Fica bom também substituir o bacon por presunto di Parma.



3 comentários:

  1. Querida Claudia,

    Obrigado pelo carinho e em breve vou experimentar essa delícia por aqui.

    Bjs,

    saudades,

    edu jesus

    ResponderExcluir
  2. cláudia querida...
    adorei seu blog.
    li agora... de cabo à rabo!
    delicioso, como tudo que vc faz.
    sucesso garantido.
    beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. amiga, que saudades!!! Pois vá curtindo e comentando. Pois só assim a virada pode continuar. Te amo, viu???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...