terça-feira, 9 de novembro de 2010

Risoto da Bizzotto

Quando menina, aprendi que risoto (ou arroz de forno) era um prato italiano, que aproveitava as sobras de arroz, carnes e legumes, que eram misturados com azeitonas, ervilhas (em lata) e molho de tomate (feito com extrato de tomate Elefante). Tal mistura, era levada ao forno, em um Pirex Marinex, salpicado com queijo de Minas por cima. Era ( e ainda é) muito bom!!! Na verdade trata-se uma variante sofisticada, e sem feijão, do nosso tradicional ”mexidão” e  eu faço em casa, de vez em quando, até hoje.
Quando tive acesso aos produtos culinários importados, descobri o verdadeiro risoto italiano, que é este que comemos atualmente, em vários restaurantes. Se feito com a dignidade que ele merece, utiliza-se o arroz arbóreo ou o Carnarolli. Na mesma época, descobri também o “funghi secchi”. Sempre optei pelo chileno, pois o italiano, embora à disposição, não era para o meu bico, caro demaisssss!! Tais descobertas, associadas ao meu acesso ao queijo parmesão Faixa Azul e ao Azeite Gallo, me possibilitaram confeccionar o meu primeiro risoto italiano autêntico, o de funghi secchi. Esse,eu ofereci aos meus amigos ambientalistas, em uma festa de fim de ano na minha casa. Sucesso total!!!  
Há quase 15 anos, seguimos fazendo este encontro e sempre o meu risoto é a “piéce de la resistence”, do que me orgulho muito. Nunca repeti qualquer receita e todas ficaram ótimas. Mas (sempre tem um mas), a minha preferida é a de risoto de limão siciliano, por ser deliciosa, versátil e por combinar com qualquer carne, ave ou peixe. Os passos desta confecção, relato a seguir, para 6 pessoas.
Refogo 2 cebolas médias picadinhas em azeite ( pode ser na manteiga, mas eu evito) e dois dentes de alho picadinhos e um pouquinho de alecrim fresco. Quando a cebola estiver translúcida, junto 500g de arroz arbóreo ( ou carnarolli) na mistura. Vou mexendo até o arroz brilhar. Ponho um copo de vinho branco seco ( não uso vinho vagabundo e nem doce, pois eles destroem qualquer risoto). Deixo o arroz cozinhar, adicionando, sempre que ele estiver secando, conchas de caldo de vegetais (uso em cubo mesmo, mas dou uma melhorada com ervas, legumes e temperos). E vou, com uma colher de pau, misturando, misturando e misturando, para liberar o amido. Neste meio tempo, em uma outra vasilha, junto raspas de um limão siciliano (se for do Taiti, uso meio), com o seu caldo, com 3 gemas de ovos, com 250ml de creme de leite fresco e com uma xícara de queijo parmesão ralado ,do bom (aqui também, não dá para improvisar). Quando o arroz estiver ao dente (ainda firme, mas cozido), misturo as misturas, acerto o sal, ponho pimenta do reino branca moída na hora e sirvo.
IMPORTANTE: O ponto do risoto é o de um creme grosso, com os grãos de arroz inteiros e presentes, firmes e sentidos nos dentes. Ou seja, não pode ser aquele arroz de papinha de bebê.
DICA: Com as sobras do risoto (se sobrar) faço bolinhos fritos. Pego as sobras da geladeira, enrolo o bolinho (tipo um kibe), com um pedaço de queijo no centro, passo em clara de ovo e farinha de pão. Deixo gelar  (importantíssimo, senão ele desmancha ao fritar) e frito sob imersão, no óleo quente. 
Senhoras e senhores: é delicioso!!!  

5 comentários:

  1. Querida Chef Claudia,

    Que ótimo o blog, as receitas e as idéias.
    Esse de risoto de limão é demais. Adorei o começo do texto com o arroz de forno a moda antiga que eu adoro. Se valer pedido, gostaria muito da sua receita daquele carbonara (melhor do mundo) que vc prepara.

    Boa sorte em tudo,
    saudades,

    bjs,

    Edu Jesus

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar, vou postar a receita em breve.E Alice??? está chegando??? Tô buscando dicas para pais de primeira viagem e nenéns. Tô meio desatualizada. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Edu e todos, esqueci de por na receita a seguinte frase: AO FINAL, ACERTAR O SAL E COLOCAR PIMENTA DO REINO BRANCA MOÍDA NA HORA.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou esperando o convite pra experimentar o risoto da Bizzoto! Prometo que vou retribuir com um arroz de forno maravilhoso e preparado sem usar nenhuma sobra. Topa? bj

    ResponderExcluir
  5. É claro que eu topo. Estou certa que vou sair lucrando!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...