sábado, 6 de novembro de 2010

Prato do Dia

Hoje, sábado, é dia de curtir a cozinha. Eu cozinho muito bem, mas sou totalmente impaciente. Mesmo assim dá certo, sempre.Fui testar a receita do Oliver de "joelho de porco com legumes". Ficou maravilhosa. Fotografei, mas ainda não sei passar para o meu computador para mostrar. Mas em breve já estarei dominando este campo. Tá dominado vide abaixo 




Servi em um prato grande, de porcelana branca e com mostarda à mesa e, claro, cerveja da boa,nos copos. Foi um sucesso total. Seguem os passos para 4 a 6 pessoas:

Usei um joelho de porco defumado, pode ser o natural, mas aí será necessário adicionar mais temperos. Cobri  ele com água e deixei ferventar por 50 minutos. Na água do cozimento, e junto com o joelho, adicionei, louro, batata inglesa, batata doce em pedaços, salsão em pedaços, cebola cortada em orelha, pimenta da jamaica,tomilho e cominho. Cozinhei por mais 40 minutos ou até a batata ficar macia.Pus um pouco de sal e pimenta do reino. Retirei todos os pertences, incluindo o joelho e desliguei o fogo. Na água que ficou, coloquei as folhas de repolho e do brócolis em pedaços. Liguei o fogo, deixei ferver e desliguei. Montei o prato, arrumando o repolho e o brócolis, semi cozidos, no entorno da travessa, pus os legumes no meio, o joelho de porco dessossado e picado ao centro, desprezando a pele e as gorduras, reguei com um pouco da água do cozimento, para dar umidade e com muito azeite extra virgem. Salpiquei por cima, salsinha e erva doce picadas.

HUMMMMM combinou total com meu arrozinho integral e com o feijão roxinho.

12 comentários:

  1. Ola Claudinha,
    gostei muito da iniciativa e do perfil do blog. Vc propõe algo nao superficial, mas que também naõ precisa ir ao âmago. Transformar cacos (até os da vida) em algum objeto de valor seja para o deleite visual ou para literalmente degustar.. Vai ser divertido ver as receitas, as "doninhas" da verdade comentando batons, culinárias, músicas, poesias.. Chiii, já tô vendo que podem haver comentários até sobre nós, "seres inferiores", os homens...

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe você e o Waldo, que ainda não encontrou a turma dele no meu blog, fazem um tipo "dia de manzarrão". Será que ceis tem assunto e turma para tanto?

    ResponderExcluir
  3. Deu agua na boca esse joelho. Como diz o Adriano Papai, juêi...

    ResponderExcluir
  4. Claudinha, fiquei fã do blog!!! E já vou experimentar essa receita...adoro joelho!!! Suadades e beijos em todos, Preta

    ResponderExcluir
  5. uai, então vou aprofundar mais no meu lado gourmet. Beijão querida. Cláudia

    ResponderExcluir
  6. Descobri que tenho uma pequena objeção a um dos motivos que te levaram a fazer um web log.. Acho que é por deformação profissional, mas pode ser apenas chatura mesmo!! É sobre a obrigaçaõ de ser feliz. Nao concordo porque gera um paradoxo, algo sem solução e só leva à infelicidade que se quer evitar. Qualquer obrigação retira a possibilidade de escolha, a única maneira de ter alguma felicidade.. bjos, o blog tá ótimo e os comentários também..

    ResponderExcluir
  7. jef, entendo perfeitamente a sua objeção. Esta frase "temos o dever de ser feliz" é de um premio nobel em literatura judeu, que passou parte da sua vida em Auchvitz (é assim que escreve?). Me deparei com ela quando eu me queixava da minha vidinha comum e ela me ajudou a superar muitos problemas pessoais. É paradoxal sim, pois sei que não se pode alcançar felicidade plena. Mas buscar por ela, a todo momento, melhorou bastante a minha vida.É este o sentido: é difícil, quase impossível mas tem que correr atrás. beijo

    ResponderExcluir
  8. Claudinha,
    Estou gostando de ver o seu domínio crescente sobre a base tecnológica necessária para se fazer um blog. Não entro aqui há uma semana e de repente,quanta diferença, vejo fotos, vídeos, tudo ilustrando cada inserção realizada. Parabéns!!! Vá em frente!
    Quando é que vc vai fazer uma matéria ilustrada sobre a Nina e a Zazá? Conte pra gente alguns casos sobre vc e estas queridas figuras.
    Um beijão,
    Pi

    ResponderExcluir
  9. Pi, vou dar um tempo nas minhas relações afetivas com a Zazá. Tô com ódio dela. Depois de ter distruido o meu título de eleitor, ontem ela roeu o enconsto do meu sofá.

    E aí,pelo que vejo, está tudo ótimo, não é? beijo clau

    ResponderExcluir
  10. Cláudia,
    Já tentei postar comentários aqui e não consegui, vou fazer um teste!

    ResponderExcluir
  11. Claudia,
    Acho que a Zazá é sábia: nas próximas eleições todo mundo vai ter que trocar o título de eleitor! Ela apenas antecipou! Vai ver que vc esta com uma vidente em casa, tal qual o povo alemão...
    Por aqui está tudo bem! Beijos
    Pi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...