sexta-feira, 4 de março de 2011

Receitas para o Carnaval: saladas e massinhas

Sendo bem realista,as  receitas para este carnaval deverão ser " Chuva, suor e cerveja". Mas preferia um solzinho, com pouco suor, um bom batuque e alguma cerveja. E excelente comida, sem dúvida. Claro, teria de ser comida fresca, leve e ao mesmo tempo cheia de energia. São só exepctativas minhas, difíceis de serem alcançadas, mas vou correr atrás.

As massas são os meus grandes trunfos nestes momentos, pois, além de serem fáceis e rápidas de preparar, podem se tornarem refeições completas, a depender do molho escolhido, cujo número de opções chega próximo do infinito. Já postei várias receitas de massa ,com destaque para aquele sobre massas e molhos.

Tendo em mente os excessos carnavalesco, consultei os fundamentos de Marcella Hazan, a minha deusa da culinária italiana ( história dela aqui). Considerando as restrições alimentares impostas a mim por minha nutricionista ( sem creme de leite), encontrei boas dicas de molhos, tais como os de tomate com legumes salteados em azeite de oliva; tomate, beringela e pimentas, bem cozidos; beringela , cebola e tiras de tomates salteados, com ricota defumada, queijo ralado e folhas mangericão,ao final; pimentões vermelhos e amarelos salteados, alho frito e mangericão fresco; abobrinha; manteiga, alecrim e sálvia, dentre muitas outras.

Mas um molho, simplérrimo que eu adoro é o de queijo de cabra, cebolinha e pimenta ardida que servi com spaghettini,em uma das minhas sextas de massa (aqui). Para 4 a 6 pessoas, uso um pacote de massa cozida ao denti. Separadamente, eu misturo em uma vasilha 180g de queijo de cabra mais cremoso, 1/4 xícara de azeite extra virgem, 2 colheres de sopa de cebolinha picada, e uma pimenta dedo de moça  pequena picadinha, sem as sementes e um pouquinho da água quente, em que cozinhei a massa. Misturo nessa mistura a massa cozida, quente e... pronto... delícia..

Para saladas, também existem inúmeras opções, sugiro usaro peito de frango grelhado ( uma proteinazinha, básica e saborosa), sem ser cozido demais, senão fica duro e seco. Uma opção: mangas picadas,alface picado, pimenta dedo de moça, sem sementes e picadinha, sal, pimenta do reino,suco de limão e azeite. Outra boa é o frango, com salsinha picada,  abacates maduros cortados com o mesmo tempero. Dá para substituir o frango por camarão.

Uma saladinha do tipo cesar também é ótima. Eu uso alfaces americanos rasgados, regados por um molho que consiste em bater, lentamente, no liquidificador meia xícara de azeite extravirgem, 2 filezinhos de anchova, suco de meio limão, um ovo semi quente (jogado com casca na água fervente para dar um "susto"),um dente de alho, uma colher de chá de mostarda de Dijon, sal e pimenta do reino à gosto, até emulsificar. Na hora de servir salpico por cima  da salada,bastante queijo parmesão ralado. Pode ser servido com croutons. Mas vai bem também alguns pedacinhos de leite de cabra picados.

Vejam  só a aparência da talzinha, em uma imagem que emprestei da internet.

Outras opções de saladas você vão encontrar aqui eaqui

Um comentário:

  1. Hum, que delícia Cláudia! Quem precisa de creme de leite?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...