domingo, 27 de março de 2011

Hoje é dia de feijoada francesa: Cassoulet


O almoço do último sábado em minha casa arrasou. Dia bonito, ótimas companhias e excelente comida...Me inspirei em um dos pratos preferidos da minha infância: feijoada de feijão branco. Depois de adulta, descobri que tal prato era um Cassoulet "estilizado".

Trata-se de um prato francês, que utiliza vários tipos de carnes e legumes. Tal iguaria deu origem à feijoada brasileira, como comentei aqui. Quis preparar um cassoulet bem francês e autêntico. Mas claro, tive que substituir o pato por frango e o cordeiro por pernil. Como já disse aqui e aqui a minha família não aprecia tais carnes e também, quis dar aquele toque de mineiridade.   

De véspera, coloco 1 k de feijão branco lavado, de molho em água. Fervento 500g de toucinho defumado inteiro, por 10 minutos. Asso 1k de entrecoxa de frango com pele, lavadas e temperadas com sal, pimenta do reino e untadas com manteiga:



Refogo 1k de pernil picado em sal, alho picado, cebola picada, louro, tomates, pimenta malagueta( pouca) e 4 tomates maduros picados, sem a casca nem as sementes:


Cozinho o feijão em sua água, com duas cenoura inteiras, 2 ramos de salsão, duas cebolas inteiras, com um cravo fincado, o toucinho defumado já ferventado, 3 paios inteiros, 1k de linguiça de lombo furada e inteira, 1 k de costelinhas de porco, lavadas, 3 tabletes de caldo de galinha, um bouquet Garni, até ficar ao dente.
Retiro as carnes, o bouquet e os legumes do feijão cozido, reservo. Coo o feijão reservo os grãos e o caldo, separadamente e monto o prato em 3 camadas: uma de grãos de feiijão, outra com as carnes picadas como para feijoada, outra de feijão e rego com o caldo do feijão:

Cubro com farinha de rosca, rego com a manteiga, que restou na travessa em que assei o frango e um fio de azeite. Asso em forno alto pré aquecido, até corar. Sirvo com salsinha picada. Aí, é só acompanhar com um arroz branco.
Tal preparação serve 12 pessoas com folga...

2 comentários:

  1. nem o francês e autêntico, nem o toque de mineiridade...
    prefiro o toque claudiano!
    beijo florzinha!

    ResponderExcluir
  2. Modéstia à parte, eu também. Beijão Iara.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...