domingo, 20 de março de 2011

Tecendo o amor: Cheesecake de ricota

O meu primeiro post deste blog (pintar e bordar) e em vários outros, eu elaboro a minha ligação com o fio, tecendo a cena e as cenas, revelando uma história. Para mim, contar uma história tecendo, bordando, ou pintando, não é apenas um jeito de revivê-la, mas, sobretudo de comprendê-la e recontá-la de uma forma renovada e melhor.

Na festa de 40 anos que fui ontem, me comoví com o presente da mãe e da famíla do aniversariante. Trata-se de uma colcha, manta, coberta ou como diz a Regina ( a mãe): o nome que se quiser dar no momento apropriado. Tal maravilha foi montanda em um tecido vermelho em patchwork, com vários "quadros" silkados com fotos dos bons momentos do aniversariante, seus desenhos e seus escritos de infância, seus símbolos (o escudo do Galo, por exemplo)... Tudo isto com títulos e mensagens bordadas à mão.É muito difícil descrever o que eu vi, e eu não quis fotografar. Mas garanto, é um trabalho de amor lindissimo, um deslumbramento. Com ele, meu amigo quarentão, poderá se enrolar, se envolver e se cobrir, com a sua própria história.

Em outra oportunidade, tive o prazer de ver o início de tal produção, bem como outros trabalhos da Regina, os quais sempre tratam da história da vida dela... Maravilhosos também. Me sinto honrada em conviver com pessoas assim, que possuem tamanha sensibilidade e tal habilidade. Alguns trabalhos eu fotografei com o meu celular, vejam só:





Todos esses trabalhos tem a sua história, como aquele que ela foi montando, bordando e colorindo, elaborando a perda de uma irmã amada. O bordado acima, por exemplo retrata um Ipê roxo florido, visto da janela do escritório da Regina.  São lindos, não???

Eu, na minha cozinha também busco reviver ou construir novas histórias. Neste aniversário de ontem encontrei, após muitos anos uma amiga. E me lembrei que nos idos anos da década de 80, fazíamos encontros períodicos e cada uma de nós levavamos um prato de sua especialidade. Com a Ana Cecília aprendi a fazer uma Cheesecake de ricota deliciosa, em época em que não tinhamos no Brasil o creamcheese. Repasso abaixo os passos dessa receita, que rende mais de 10 porções.

Para a massa e uso um copo americano de farinha de trigo amassada com o garfo em 150 g de manteiga gelada e uma colher de café de sal até formar uma "farofa". Junto 3 colheres de sopa de água fria e amasso os ingredientes com a ponta dos dedos, até formar uma bola lisa, acrescentando mais farinha, se necessário. Deixo descansar, coberta com papel filme na geladeira ( ela dura alguns dias sob refrigeração), por pelo menos uma hora.

Enquanto isto, eu preparo o recheio, misturando na batedeira 500 g de ricota picada, uma lata e meia de creme de leite, 1 xícara e meia de açucar, 5 ovos grandes, uma colherinha de extrato de baunilha, uma colher de sobremesa de fermento em pó e cinco folhas de gelatina incolor dissolvidas em um pouquinho de água quente. Como eu gosto, eu acrescento algumas passas.

Aí é só montar... Abro a massa com a ponta dos dedos, no fundo de uma forma desmontável, até formar uma camada fina, para ficar mais delicada a  preparação. Furo a massa com garfo, para ela não quebrar ao assar e verto o recheio. Asso em forno alto, pré aquecido a 180 graus, por cinco minutos. Depois desse tempo abaixo o fogo para médio, por mais ou menos 40 minutos . Ela estará pronta, quando ficar amarela e começar a rachar. Então é só servir. Para dar mais charme e sabor ela pode, depois de fria, ser  coberta com creme chantili, morangos ou cerejas ou qualquer outra fruta vermelha...

Dica: tal massa é muito versátil. Já a preparei com outros recheios doces ou salgados (quiches, por exemplo) e ficou ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...