quarta-feira, 2 de março de 2011

decadence avec elegance: reforma dos sofás

Desde menina convivo com o capricho da minha mãe, nos cuidados com a decoração da nossa casa (que é de coração, mesmo!!!). Ela  quase sempre fez as nossas cortinas de algodão ou voal, cheia de babadinhos e laços, as colchas das camas, as campanulas dos abajours. A sala de visitas da nossa casa era trancada, com acesso permitido, exclusivamente, para as visitas. Uma vez por semana, ela, eu e minhas 5 irmãs, faziamos um mutirão para faxinar a casa e, periodicamente, mudávamos os móveis de lugar, para dar um novo visú ao nosso lar... Eu adorava estes momentos e sempre preferia ficar com a limpeza e reorganização da sala, pois ela era muito linda, cheia de móveis confeccionados pelo meu avô e de objetos retrôs e antigos, muito bem conservados. Eu tive a honra de ser presenteada por minha mãe com alguns deles: a chapeleira em marchetaria feita pelo vovô e o lustre em alabastro que ele trouxe da Itália, dentre outros. Até hoje a casa da minha mãe é assim, uma casinha de bonecas, de tão caprichada.

Diferentemente das minhas irmãs Beth e Flávia, que também tem suas casinhas de bonecas, eu aprendi pouco com a minha mãe, neste campo. Eu não aguento mais viver na minha casa imensa, em dois lotes, onde habitam tres donos, duas cadelas e possui dois empregados. Acho over...Sonho com um quarto e sala na Savassi.

Já falei dessa minha angústia aqui.  Enquanto não consigo me desapegar da casa, nem do meu jardim, nem das minhas cadelas, estou estagnada e tudo vai se deteriorando. Mor decadência. Afora que o reforço para as minhas empreitadas de "renascimento" é próximo de zero. Exemplos: há pouco tempo eu recuperei todos os meus móveis da sala, em mogno maciço, que estavam roídos pela Zazá. Dois meses depois ela roeu tudo de novo. Eu  também remendei minhas cortinas de voal da sala e ela rasgou todas outra vez. Ai que preguiça....

Inspirada em minha mãe, decidi reagir.  Estou providenciando, para começar, a reforma dos sofás da sala que foram destruídos pela doidona da Zazá ( eu te amo cadelona odiada...). Ao pesquisar sobre os tecidos da reforma, achei um blog super bacana, que valoriza a sala enfeitada com sofás de tecidos coloridos  (aqui).

Pretendo realizar o meu sonho de ter sofás em veludo bem colorido. Será??? Vai ser duro ver cachorro deitado em cima dos mesmos...

Continuando a minha pesquisa, me deparei com verdadeiras obras de arte em móveis. Conclui que, se eu fosse power mesmo, doava todos os sofás que eu tenho e ficava só com um sofa Oba dos Irmãos Campana, ou então ficava com um dos meus, bem reformado e comprava uma poltrona Mulitdão...

Vejam as maravilhas...


Posso até não ter um Campana, mas esta cor ein? quem sabe...

Esta poltrona, guardadas as devidas proporções, me lembrou a obra da Sônia Gomes que já apresentei (aqui

Vale super a pena conferir a obra dos tais irmãos (aqui).O site é super legal e as obras são sem comentários e nem palavras à altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...