terça-feira, 8 de março de 2011

Revendo conceitos: peixe crocante em folha de bananeira

Ainda não editei as fotos da minha produção para a participação nos blocos do domingo. Mas já adianto, foi meio decepcionante. Eu estava prevendo uma folia desanimada, devido a chuvarada, que insistia em permanecer nas ruas de BH. Fiz toda aprodução com muita preguiça, a qual vinha se acumulando em mim, nos últimos dias e tinha seu quadro agravado por minha falta de inspiração. Mas a despeito da chuva, eu me animei, finalmente e consegui produzir alguma coisa.

A revisão sobre os meus conceitos, continua à toda. Me vejo uma nova mulher, com a idade em avanço... Neste contexto, optei em me vestir com um vestido tubinho Lisia Bello roxo batata, simples e clássico ( ao invés dos "barrocos",que havia anteriormente pensado), usando algumas poucas bijous (e não todas as que estavam no meu armário, no estilo vitirne). Fiz um make mais carregado, com olhos esfumados de pretyo e prata e batom vinho ( alguma lembrança do meu passado eu tinha que ter). Quanto às minhas atitudes, escolhi ocupar um lugar de expectadora ( e não daquela foliona animadissima de sempre). Passei boa parte do tempo dos acontecimentos, mimando a minha mãe com uma maquiagem elegante ( foto abaixo)  e brindando as minhas amigas com os retoques dos makes produzidos por elas. Ou seja, se eu não era expectadora, permanecia nos bastidores do evento.


Na Mary Poppins, usei blush rosa antigo da Burjois, lapis marrom Sephora, rimel preto Benefit, e gloss rosa choque, super brilhante da Ilamasqua.

E já no domingo de carnaval, não deixei de pensar na quarta feira de cinzas. Não porque é o dia de início da quaresma, em que os católicos tem de se penitenciar por seus pecados, sobretudo os cometidos no carnaval, mas porque  inicia-se a temporada de peixes e mariscos na minha mesa. Para mim, esta é a grande vantagem  da quaresma. Para muitas da pessoas, comer peixe é penitência. Mas para mim é um grande prazer.

Comer peixe em  Caraíva, então, nem se fala!!! nada melhor. O melhor que eu comi por lá, foi o preparado pela Ana ( de Ilhéus), cuja receita repeti em casa e ficou soberbo.Uma explosão de sabores.

Para 4a 6 pessoas, eu  usei um vermelho inteiro de 1,5 k ( robalo, badejo e tainha, ficam ótimos também) . Ele estava eviscerado, sem escamas e bem limpo.Temperei com sal e limão. Á parte, fiz uma farofa com 500g de farinha de mandioca baiana fina, usando,  um  refogado de alho, cebola, , pimentão vermelho, azeitonas pretas picados e um pouquinho de dendê. Depois,misturei salsinha, cebolinha ( pouco coentro para quem gosta) na tal farofa. Tal farofa tem de ficar bem molhada de azeite, para que fique grudadinha no peixe.

Em uma folha de bananeira,  fiz uma "cama" com um terço da farofa, coloquei o peixe por cima e o rechei com outro terço, deixando o ultimo terço da farofa para cobrir o peixe por inteiro (a intenção aqui é fazer uma crosta de farofa). Enrolei o peixe na, folha amarrando com fiapos da mesma, como um envelope  ( veja vídeo sobre esta técnica aqui) e assei em forno pré aquecido, à 180 graus, até que a folha ficasse bem escura. Servi com arroz e banana da terra frita e pronto...

Dicas:

1: Para esta receita, a farinha usada tem de ser fina. Sei que a farinha é boa, se além de fina, os grãos são bem redodinhos. Assim a farinha não machuca a língua.
2: Se não tenho folha de bananeira, uso papel alumínio mesmo. É bão também...
3:Se ao invés das bananas fritas, preferir um purê e as afervento, com casca, por uns 15 minutos, descasco, pico e bato no liquidifcador com leite quente, até obter a cremosidade desejada. Eu gosto bem espesso e com alguns pedacinhos de banana..

2 comentários:

  1. Oi Cláudia! Nos conhecemos no domingo de carnaval no bar Brasil 41, lembra-se? Você me deu seu blog e eu vim aqui conferir!!!Muito bacana!!! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa. Claro que me lembro de você e que bom que vc acessou e está gostando, grande beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...