quinta-feira, 17 de março de 2011

A Estátua : Peito de Frango com Maçãs

Já tinha comentando por aqui sobre os elementos culinários que não poderiam faltar na minha cozinha, quiçá numa ilha deserta. Sem eles eu ficaria petrificada, como uma estátua.

O creme de leite, por pouco, não entra nesta lista. Trata-se de um elemento clássico da culinária francesa. Porém, como dizia meu grande mestre cuca Geraldo Bizzotto: creme de leite é para quem não sabe cozinhar!!! Mas, mesmo assim, eu adoro... E não posso ignorar o bom uso que lhe é dado por grandes chefs franceses.

Ao receber a sugestão de cardápio da minha nutricionista, comecei a bater pezinho na frente dela e questionei: "poxa, cortou o meu creme de leite? que droga!" Lendo mais atentamente as sugestões, verifiquei que podia comer strogonof e perguntei: "como preparar um strogonof sem creme de leite?" Ao que ela me respondeu prontamente: "use requeijão em copo light". Pensei em cortar os pulsos e pular da janela, mediante a tal pecado: strogonof com requeijão,bah, que horror!!! Engoli seco e fui embora, amargando tal idéia, que para mim era muiiiito absurda...

Uma das sugestões que ela me deu e que prontamente aprovei, foi a pizza de frigideira, massa esta encontrada em qualquer supermercado . Já tinha experimentado na casa da minha amiga paulista, há tempos e gostado. Mas não imaginava que ela seria um coringa tão sensacional na minha dieta. É saborosa,  fácil e rápida de fazer e com baixissimo valor calórico, sobretudo se usada com mussarela light que é bem gostosinha. Garanto, vale super à pena e eu faço quase todos os dias, com diferentes coberturas. Claro que não uso nelas embutido algum, somente coisinhas mais leves.

Considerando o bom prazer gustativo que eu tive com a pízza, resolvi experimentar, com os dois pés atrás, o tal strogonof,  preparado com o requeijão light. Gente, eu gostei... e fui mais adiante, experimentei substituir por cottage. E não é que ficou bom, também?

Então me animei e desenvolvi uma receita, usando tais ingredientes, inspirada numa preparação que provei na casa do meu amigo William : O Peito de Frango com Maçãs. Para 4 a 6 pessoas, cortei em filets grossos 3 peitos de frango sem pele e temperei com sal, pimenta do reino e tomilho. Grelhei os filets em uma frigideira antiderente, quente e untada com azeite, dourando os dois lados dos filets e reservei. Cortei, em fatias, três maçãs (as nacionais são as melhores) descascadas e sem sementes e reservei. Na frigideira, sobre a qual selei os filets, refoguei meia cebola batidinha, 2 dentes de alho picados até amaciarem. Juntei uma colher de chá de mostarda, 2 xícaras de chá de caldo magro de galinha, 2 colheres de sopa de requeijão cremoso light e duas de cottage, formando um molho cremoso. Montei o prato, em uma forma refratária da seguinte forma: peito de frango grelhado, fatias de maçã e o molho por cima. Por fim,  dei uma salpicada de um bom parmesão ralado, pois ninguém é de ferro e levei ao forno alto para gratinar.

Vejam só a delícia, que aqui está sem as maçãs, que estavam em falta neste dia de fotos.



Dica: O queijo Cottage, no geral, é difícil para ser usado em tal preparação, por seu aspecto "talhado". Eu uso o  "Laticinios Porto Alegre", que é cremoso  e gostoso. E pelamor de deus, não esturriquem o frango na hora de grelhar. Assim ele fica duro e seco...

Um comentário:

  1. Querida Chef Claudia,

    adorei essa receita.
    vamos experimentar por aqui.

    bjs,

    edu jesus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...