quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O básico do basicão: farfalli ao meu putanesca

Sempre que sinto medo de andar de avião, me lembro de Lost. Noh, adorei aquela série, cheia enigmas, e de aventuras. Uma teia de situações, que eu tinha que voltar atrás em vários epísódios e temporadas para fazer as ligações e entender a lógica da história. Quando apliquei meus filhos em Lost, eles passaram dias enfurnados em casa assistindo, em DVDs, um episódio atrás do outro, uma temporada após a outra...

E o final da série!!! gente, inté chorei. Achei a solução dada inesperada, e melhor, muito cheia de ternura e de conforto, para nós mortais que achamos que somos imortais...

Voltando ao meu medo de voar... ao me imaginar na ilha de Lost ( é claro que vou sobreviver à qualquer desastre), penso naquelas 5 comidinhas que não poderiam faltar e resolveriam qualquer cardápio.Vamos combinar que, em qualquer cozinha, mesmo  a de uma ilha deserta há de ter água, sal, cebola, alho e pimenta do reino ( isto nem é básico, é obvio). Então esses não vão entrar na minha lista dos cinco alimentos que eu levaria para uma ilha deserta...  Hoje (posso até mudar amanhã),  ela é esta:

  1. azeite de oliva
  2. queijo
  3. tomate
  4. pão
  5. vinho  
Então, esses ingredientes na cozinha, são para mim os INDISPENSÁVEIS. Melhor, eles resolvem todos os problemas da "falta culinária"...

Com tais delícias,dentre outras, eu fiz o meu putanesca para o dia de massa da última sexta. O molho à Putanesca, na cozinha italiana é um clássico. Consiste de um molho de tomate, bem apimentado, com azeitonas e alcaparras trituradas. Eu usei somente sobras como a do meio pacote de farfalli de grano duro, que cozinhei até ficar ao dente. Fiz um molho usando sobras de cebolas e alho picados, refogados em azeite; sobras de anchovas amassadas ( 3 filezinhos) em seu óleo; 4 tomates picados e batidos no liquidificador; meia lata de tomates pelados, que estavam sobrando na geladeira; meia taça do vinho tinto, que eu estava bebendo e uma colherinha de açucar. Deixei cozinhar por mais de uma hora. Juntei uma xícara de azeitonas pretas picadas e acertei o sal. Na hora de servir, coloquei mangericão picadinho e lascas de queijo feta (de cabra) e um fiozão de azeite extra virgem. As pimentas ( do reino e calabreza) só coloquei no meu prato, já que o maridão não queria.

Olhem só a cara da delícia...

Abaixo, a mesa que eu arrumei com um dos paninhos e guardanapos feitos por mim....

2 comentários:

  1. Nossa Claudia! Minha lista pra ilha deserta é que nem a sua! Adoro seu estilo de escrever!

    ResponderExcluir
  2. E eu adoro quendo você posta seus comentários. Um beijão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...