segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Os quatro cantos do Colégio Estadual...

Nos meus tempos de Colégio Estadual Central, aconteceu a fase da brincadeira dos 4 cantos,que "articulávamos", debaixo da rampa de entrada, nos intervalos de aula. Era uma brincadeira bem democrática e coletiva, em que muitos marmanjos, de várias turmas diferentes participavam, formando "n" cantos sem qualquer compromisso, à não ser o de cada um buscar o seu quadrado.... A rampa era a nossa entrada para as salas de aula, o nosso ponto de diferenciação, entre a diversão e a obrigação divertida...

Para quem não conhece tal colégio, devo destacar que ele, na década de 60 e 70, era o melhor dos melhores colégios do Brasil. Quem por alí passava, mesmo sem querer e nem imaginar, ia virar referência de alguma coisa...  Meus professores eram da UFMG e autores dos nossos livros-texto. Eles davam aula de terno e eram recebidos por nós, com todo respeito. Nós, levantavamos da cadeira, abaixavamos a cabeça, em sinal de submissão  e só sentavamos, quando eles nos permitiam. Era que nem escola inglesa...

Nunca vi qualquer portão do Estadual fechado, para qualquer aluno entrar ou sair. Nunca fui impedida de assistir qualquer aula, em qualquer horário e nem de "matar" aula e  sair, a qualquer momento de uma sala de aula, mesmo que fosse para comer um pastel no pátio e por alí ficar, sem qualquer "penalidade". Era um quase zero de repressão e um máximo em conhecimento. Lá tive aulas de latim, espanhol, canto, desenho, trabalhos manuais...Me sinto previlegiada de ter passado o meu ginásio e o meu colegial no CE e sem jamais querer sair dali....

Alí estudaram : Dilma presidente, Eduardo Azeredo, Amilcar Martins, Fernando Pimentel, Chico Amaral, Tostão, Elke Maravilha, os irmãos Birmann ( da Arezzo), Euzinha, Jacobs, Jefinho, todas as minhas irmâs, dentre muitos outros amigos e/ou expoentes da cultura e da política mineira. O colégio Estadual funcionava em Lourdes,  num prédio, feito pelo Niemeyer, que é muito emblemático. As salas de aula funcionavam, numa "régua", a caixa d' água era um "giz", o auditório um "mata- borrão". Sinceramente,quem não conhece tal compelxo arquitônico, tem de conhecer... O meu Estadual ficou um pouco distante, mas os 4 cantos da nossa brincadeira de lá está bem próxima.

Planejo, há muitotempo, apresentar os meus cantinhos/cantãos, que venho construindo, no meu espaço mulherzinha. Ás vezes penso que,  seria melhor jamais concluir tal construção. Significaria por um ponto final naquilo que eu mal comecei, para compor o meu espaço, o meu estúdio de maquiagem, costura e artesanias.

Pode parecer muita coisa junta e desconectada, para uma pessoa só, e é isso meisss. Mas, acho saudável assumir e vivenciar a minha múltipla personalidade, que se manifesta no meu escritório, que centraliza meus afazeres diários. É só olhar nos quatro cantos x n, dele. Em cada um, tem várias de mim, no mínimo.


As minhas máquinas de costura acima e , abaixo, a minha mesa de outros trabalhos...


Meu espaço de maquiagem, no mesmo cômodo, que eu já melhorei, depois eu mostro....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...