quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Rio 50 graus, suores e banhos de verão

É verdade, hoje dia 27/01/2011, a sensação térmica nas ruas de Copacabana foi de 50graus. Quem guenta?

Adoro o verão e me esbaldava com o calor, quando era mais jovem. Gostava de deixar meu carro estacionado ao sol, somente para sentir o "bafo" na hora de entrar nele. Pouco usava o ar refrigerado. Mas o tempo passa, o tempo voa, veio a idade e o linfoma, com os seus suores insuportáveis. Para vencê-los, entrava no mar, no rio, na piscina, no banho. Mas, mesmno assim, já saia suando. Era um horror de sensação e de aparência também, pois vivia molhada e ofegante ( coisas da doença). Sonho com isto até hoje...

Ao fazer meu tratamento quimioterápico, os meus suores e a minha fadiga sumiram da minha vida, acabaram!!! Mas apareceram a sinusite, a fragilidade dos dentes e a alergia às picadas. Adquiri, temporariamente, muitas manias. Voltei a fumar, me liguei mais ainda na TV e adotei por completo a minha tendência a contemplação e á falta de concentração.

Nesse contexto, tomar banho todos os dias, virou um transtorno. Acreditem, o banho, é uma das coisas mais cansativas e solitárias que existe e me exigia muita atenção. Enjoada, cansada e só querendo ficar na cama, pensando ou na cadeira contemplando, o banho ficava em último plano na semana da quimio. Fiquei muito tempo tomando banho somente antes da sessão de quimio e/ou dois dias depois dela. Alguns, eu sei, encontram no banho o conforto, o aconchego, o útero materno. Mas eu, só me cansava com ele, mesmo que sentada debaixo do chuveiro.

Passado tal momento, percebi que o nosso corpo assinala as necessidades de banho. Minha avó, por exemplo, uma espanhola da gota, tomava banho, eventualmente. Mas era cheirosíssima, asseadíssima, limpíssima. Usava uma fragância que jamais me esquecí: Sophistiquê. Ela era muito europeia e não se deixava dominar pelo calor brasileiro. Ela não suava... Genteim, ela não tinha chulé e nem cecê!!!!

Eu, ao contrário, que tenho os suores que ela não tinha,  preciso de banhos diários.  Porém, sempre sigo a instruções do meu cunhado dermatologista ( que é lindo e bão, amigas!!!). O banho é com muita água, morna, sabão bem devagar,  mas com força somente "nas partes", no pé e debaixo do braço. O uso de buchas, mesmo a naturais, jamais, está descartado...Claro que nunca dispenso os creminhos e os perfuminhos depois do banho...

Gosto de no verão, em dias de desocupação, cair na piscina e, ao final do dia, tomar uma chuveirada, com um tantico de sabonete líquido, no meu chuveiro gelado da quadra e tudo bem!!! Cabelos, bah, produzo no banho do dia seguinte, antes de sair para a rua!!!

Ligada aos banhos de verão, tenho hoje as seguintes dicas:
  • Antes de entrar no banho, uso um óleo de amendoas e macadâmia no corpo para dar aquela aveludada, sobretudo se estou na praia e/ou queimada de sol.
  • Uso buchas somente nos pés, ou eventualmente no corpo, para tirar as células mortas, quando vou usar o bronzeador sem sol, depois do banho. Fora disto, jamais uso buchas...
  •  Descobri, no auge da minha alergia a picadas, que tal óleo citado \acima, com cravos dentro, funciona como repelente de insetos. Para quem como eu, não deve usar repelentes químicos é outra ótima dica.
  • Para tirar maquiagem dos olhos, estou usando algodão com shampoo para bebês, aquele que não arde nos olhos. Depois dos olhos bem limpos, é só lavar com água. É barato e funciona muito bem. E melhor, aquele olhar decadente de quem passaou a noite na boemia, vai para o saco.

2 comentários:

  1. Nossa Cláudia, adorei esse post. Realmente, tenho valorizado mais ainda meus banhos, que adoro tomar. Quando vejo isso de não poder tomar banho, ficar muito cansada pela atividade, ou simplesmente nem se importar com isso, agradeço cada minuto do meu banho! No Rio 50 graus, são sairia da água, e sobretudo, não me exporia ao sol! Beijos, aproveite!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Valéria, você como eu é daquelas branquinhas que sofrem muito como o sol. vou editar este post porque faltou um comentário importante sobre o uso de buchas, NÃO pode... Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...