sábado, 29 de janeiro de 2011

Mercadão catalão

Eu já esperava por isto, já sabia. A minha nova amiga espanhola é catalã.

Gente, que saudade de Barcelona... Nem vou entrar em detalhes quanto aos inúmeros lugares de visitas culturais, históricas e artísticas. A começar pela interminável Sagrada Família, que é de matar( ou de morrer, de tão bela e inatingível)... Gaudi, putz, arquiteto que nasceu em 1852... como pode ser tão especial e contemporâneo??? Mas afora Gaudi, Barcelona, ao meu ver, é o top do top do top europeu, nos quesitos moda, culinária, arquitetura, artes e tudo mais de bom... Mas não vou falar disto...

Hoje eu vou me fixar no mercado desta cidade, BARCELONA. Tenho comigo, considerando as minhas inúmeras viagens, por este Brasil afora, que você só saca a cidade, se andar de transporte público e se for conhecer o mercado público local. Sempre que chego em um novo município, em qualquer lugar do mundo, tenho fissura em conhecer o "mercadão" local, como uma forma de atingir o "coração e o corpo" da tal cidade.

Em Barcelona  conheci o indescritível "la Boqueria", no lugar mais "in" do pedaço, ao lado das "ramblas". Uma obra arquitetônica maravilhosa. Mas me liguei mesmo na banca de cogumelos. Nunca tinha visto nenhum daqueles fungos maravilhosos, todos dipostos na banca do mercado, em degradê. Do mais escuro( shitake) ao mais claro (Paris). E do mais claro ao mais rosado ( salmaõ). Enlouqueci, pois à época, eu só conhecia o champignon de Paris ( não se espantem, sou meio antiga meisss)... Não tenho fotos de tal maravilha. Mas a foto abaixo, que é de outra banca, dá uma idéia do capricho das bancas do tal mercado...


Aí, eu comprei o meu primeiro punhado de açafrão autêntico, que era ( e ainda é ) mais caro que ouro... Comprei também o melhor pessego que já comi em minha vida: imenso, suculento e saborosissimo. Saí de lá de boca aberta, toda molhada de caldos pessegais...

Agora, sobre a culinária catalã que eu experimentei hoje: uma verdadeira orgia culinária, putz, vou descrevendo aos poucos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...