quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A verdadeira história de São Sebastião e do strogonof de carne...

20 de janeiro é dia de São Sebastião e  eu nunca esqueço, por conta do meu amigo que faz aniversário. Neste dia tamb´me me lembro da história, que eu aprendi sobre o santo e que sempre me remete a sua própria imagem. Aquele garoto lindo e feminino, com as mãos amrradas acima da cabeça e todo flechado. Não é assim? Então, a história que eu sei é, em síntese, a de um jovem guerreiro que  foi o escolhido preferido do rei Diocleciano, cuja corte vivia de orgias.Um dia ele se apaixonou por uma mulher e decidiu ir atrás dela. Diocleciano, vupt, mandou matá-lo a flechadas. É esta a imagem que temos do santo.

Na Bahia este dia é comemorado com festas de vários dias e em várias cidades. Aqui em Boipeba, não teve quaqluer festa, só chuva. Na verdade estamos passando a niver do meu amigo e do santo sob uma chuva de lascar. Na única e pequena estiada que aconteceu, fomos à vila despedir de um casal de amigos que partia. Na volta, crau, a chuvada nos pegou de novo. Solução, não sair da pousada. Nela não tinha carne e nem camarão. Optamos por um strogonof de frango, bem reconfortante e combinante com o dilúvio. Ele estava honesto e bonzinho para a ocasião "sem sol na praia". Mas o sabor era bem distante do que eu chamo de um verdadeiro strognoff de carne.

Para quatro a seis pessoas eu uso 500 g de filet mignon cortado em lascas que eu "selo" em uma colher de manteiga e reservo. Se der caldo, eu vou retirando e reservando também.Na mesma panela eu deglaço seu fundo com uma cebola pequena e dois dentes de alho bem picadinhos até amolecerem, juntando também umas 150g de champignon de Paris FRESCO, fatiado em lâminas e um pouco mais de manteiga, se precisar, com uma colherzinha de farinha de trigo. Quando estiverem macios, junto a carne, um cálice de conhaque e flambo. Junto o caldo da carne( se for em quantidade menor que uma xicara de chá, eu completo com caldo de carne em cubo mesmo), uma xícara de creme de leite FRESCO  e tempero com sal e pimenta do reino moida na hora.

O meu verdadeiro strogonof não leva katchup, nem mostarda, nem molho inglês. Mas para quem gosta, vale refogar junto com champignon um tomate maduro sem semente e nem casca ( ou pelado e picado)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...