quarta-feira, 30 de março de 2011

Testes, em dois tempos: Francês e Gastronomia

Não sei quanto a vocês, mas eu adoro fazer testes em revistas, do tipo: "Saiba qual é o seu QI emocional", "Será que você é hiperativa?", " Você tem um relacionamento estável", " Saiba qual é a sua idade biológica", dentre outros vários.

Eu respondo a todas as perguntas com a maior sinceridade, confiro os resultados e a sua análise e, quase sempre, repito o teste, ajeitando as respostas, daqui e dali, de forma a obter um resultado mais satisfatório ao meu narcisismo. Como percebo a lógica da contagem de pontos e da análise dos resultados, dá para roubar um pouquinho no jogo. Acho este processo uma delícia e ao ver o resultado da roubalheira, adquiro uma fé, ainda que temporaria, de que eu sou aquela pessoa cheia das qualidades e sem defeitos, que foi desvelada, no compto final dos testes realizados. Ou seja, tais testes parecem que foram feitos para mim.

Fiz um teste on line, no site da Marie Claire Maison, para descobrir o meu Perfil Gastronômico  (teste) . Neste, não deu para "roubar", pois os resultados são analisados pelo computador, sem a gente saber como e nem porque. Foi difícil fazer, pois as perguntas e opções de repostas eram em francês e o meu francês,vamos combinar, é bem rasteiro, dos idos tempos do Colégio Estadual. Mas como eu sei o nome dos temperos, das ervas, dos ingredientes, das técnicas e dos utensílios, de cor e salteado, em pelo menos 5 idiomas ( inclusive o francês), consegui responder a todas as 10 perguntas.

Pegando esta deixa, abro aqui um  parêntesis para dar uma excelente dica, àqueles que quiserem aprender o francês, este belo e sofisticado idioma, rapidamente e com bastante eficiência. Vejam um trailer do curso, ministrado pelo Capitaine Naissance, no vídeo abaixo


Falando sério e voltando ao teste, o resultado do meu perfil gastrônomico foi o seguinte:

Votre profil :


Apprentie gastronome
Vous adorez passer votre temps libre devant ces émissions de cuisine où des chefs vous apprennent leurs astuces et leurs petits secrets. Vous aimez ensuite recréer dans votre cuisine ces recettes de grands chefs ! Vous êtes un peu un mirliton dans l'âme. Vous avez le sens des proportions et pour vous, la cuisine est un véritable art.

Continuez à vous perfectionner et à étonner vos convives. Qui sait, vous pourriez un jour détrôner les grands de la gastronomie ?!


Em poucas palavras, as quais tem tudo a ver comigo : Eu adoro passar meu tempo livre na cozinha e gosto da aprender os segredos dos grandes chefs. Eu tenho senso de proporção, sendo a culinária, para mim, uma verdadeira arte. Devo continuar a me aperfeiçoar e a surpreender os meus convidados.

Só não gostei da questão levantada, ao final do perfil: "Quem sabe você não poderá, um dia, destronar os grandes da gastronomia". Socorro, polícia!!! deus que me livre de ser grande na gastronomia, que saco e que preguiça!!! O que eu quero mesmo é agradar e surpreender meus queridos convidados e meus leitores...

Ao prosseguir em outro teste, que verifica o perfil para ser um chefe, deu tudo errado. Não sirvo para ser chefe. Está certo... Mas " têndencia para ser gerente de restaurante", neimmm!!! Devo ter confundido tudo nas minhas respostas, por não entender a língua, só pode ser...

 Vou fazer este ultimo teste outra vez, com alguém que sabe francês melhor do que eu. Meu resultado vai calibrar, com certeza...

...

6 comentários:

  1. Caí no seu blog sem querer e gostei muito!!!!!
    Voltarei outras vezes e indicarei às minhas amigas.
    Parabéns pela idéia. É ótimo o tema....

    ResponderExcluir
  2. Anõnimo, qual é o seu nome? que bom que vc gostou!!!

    ResponderExcluir
  3. claudia,

    Fui babando atrás do cours e ...morri de dar risada! Vamos precisar de um Capitão Nascimento em breve!
    Bacana!
    bjs
    elisa

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Post! Primeiro rolei de rir com o Cap. Naissence ("Abatjour!"), depois, claro, fiz o teste: incorrigível gourmande,mais para crítica que pra chef!

    ResponderExcluir
  5. Pois é Valéria, você poderia então criticar as minhas preparações, não é? bjoca

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...