quinta-feira, 17 de março de 2011

O cravo não brigou com a rosa

Dentre as diversões do meu pai, além da culinária e do canto, estavam a jardinagem e a criação de galinhas. Certa vez ele instalou um grande galinheiro de madeira no terreiro da nossa casa no Santo Antônio. Por alí poucas galinhas passaram, mas muitas brincadeiras de casinha, com as minhas irmãs e as nossas amigas, aconteceram. Na mesma época, ele criou um canteiro de gladiolos/ palmas,  de todas as cores e  matizes. Tal inflorescência é tradicional, do tempo de nosso avós. Hoje quase não as vejo mais. Mas são lindas, vejam só uma mínima amostra...


Já morando no Retiro, ele se apegou às arbóreas, arbustos e trepadeiras, plantando todo o nosso jardim com  loureiro, ipê Branco, abacateiros, pitangueiras, pessegueiros, limoeiros, mexiriqueiras, bouganvileas, manacás, gloxinea, roseiras,dentre outras beldades. Implantou também alguns canteiros de verduras  e  temperos e continuou criando galinhas, em um espaço improvisado, no canil da propriedade. Adorava vê-lo alimentando as bichinhas, momento este em que ele as soltava do canil e saia pelo jardim, caminhando e assoviando, jogando milho para aquelas que o seguiam , cocorocando. Comovente, uma cena de filme...

Herdei um pouco destes hábitos do meu pai. Já tive galinhas em minha casa, para caçar escorpiões.  E mais, sempre que estou sem inspiração dou um passeio pelo meu jardim, com o podão na mão, em busca dela (a inspiração). Observo as flores, as frutas  e dou uma geral nos vasos.

Acabo de chegar deste ritual. Putz, meu  jardim está prá lá de sem graça. Cheio de matos; poucas flores, (somente begônias e chuvas de ouro, como mostrei aqui) e o meu limoeiro carregadinho de frutas, que nunca amadurecem, vejam só:



Hoje eu criei uma expectativa de encontrar meus vasos de "flor de maio" (herdados da coleção do meu pai) já carregadinhos de botões, mas verifiquei: nada, ainda...

Pelo menos tive idéias para esta quinta de flores. Vou fazer umas compras para produzir alguns arranjos para minha casa. Vejam as minhas inspirações.


Este acima, para o caso de encontrar os cravos que eu amoooooo.



E aqui para as rosas chá, em xícaras de chá....
,



2 comentários:

  1. que lindo mãe! saudade do geraldo tbm. o josé lembrou daquela frase dele né, outro dia:
    "viver é ver uma árvore crescer".

    ...

    beijos floridos

    ResponderExcluir
  2. Então,querida Pat,nós já vivemos muito, pois muitas árvores cresceram por aqui. Geraldinho era um sábio, dos mais mimosos que eu já vi! Sinto muito orgulho de ter herdado alguns dos "vícios" dele...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...