sábado, 12 de fevereiro de 2011

O peito feminino: Magret de Pato

Eu recebi por email uma crônica do Ivan Martins sobre "o que as mulheres fazem quando estão com elas mesmas". Ele diz ter levado uma bronca da prima, por às vezes escrever sobre “solidão feminina” com alguma incompreensão. Ao ler o que ele escreve, ela lhe disse, que as pessoas podem ter a impressão de que as mulheres sozinhas estão todas desesperadas – e não é assim.

Eu tenho muita preguiça de ler essas coisas. Mas lendo, de cabo a rabo esta crônica me senti a prima dele falando. Transcrevo aqui algumas das partes com as quais me identifiquei:

... "muitas mulheres estão sozinhas e estão bem. Escolhem ficar assim, mesmo tendo alternativas. Saem com um sujeito lá e outro aqui, mas acham que nenhum deles cabe na vida delas. Nessa circunstância, decidem continuar sozinhas... ela me lembrou de uma coisa importante sobre as mulheres: o prazer que elas têm de estar com elas mesmas." Eu gosto de cuidar do cabelo, passar meus cremes, sentar no sofá com a cachorra nos pés e curtir a minha casa”, disse a prima. “Não preciso de mais ninguém para me sentir feliz nessas horas”. Faz alguns anos, eu estava perdidamente apaixonado por uma moça e, para meu desespero, ela dizia e fazia coisas semelhantes ao que conta a minha prima. Gostava de deitar na banheira, de acender velas, de ficar ouvindo música ou ler. Sozinha. E eu sentia ciúme daquela felicidade sem mim, achava que era um sintoma de falta de amor... Ontem, ao conversar com a minha prima, me voltou muito claro uma percepção que sempre me pareceu assombrosamente evidente: a riqueza da vida interior das mulheres comparada à vida interior dos homens, que é muito mais pobre...A capacidade de estar só e de se distrair consigo mesma revela alguma densidade interior, mostra que as mulheres (mais que os homens) cultivam uma reserva de calma e uma capacidade de diálogo interno que muitos homens simplesmente desconhecem. A maior parte dos homens parece permanentemente voltada para fora. Despeja seus conflitos interiores no mundo, alterando o que está em volta. Transforma o mundo para se distrair, para não ter de olhar para dentro, onde dói... Homens saem para o mundo e o transformam, enquanto as mulheres mastigam seus sentimentos, bons e maus, e os passam adiante, na rotina da casa. Tem sido assim por gerações e só agora começa a mudar. O que virá da transformação é difícil dizer. Mas, enquanto isso não muda, talvez seja importante não subestimar a cultura feminina. Não imaginar, por exemplo, que atrás de toda solidão há desespero. Ou que atrás de todo silêncio há tristeza ou melancolia. Pode haver escolha.Como diz a minha prima, ficar em casa sem companhia pode ser um bom programa – desde que as pessoas gostem de si mesmas e sejam capazes de suportar os seus próprios pensamentos. Nem sempre é fácil".

Eu não gosto muito de fazer comparações entre os gêneros, mas adoro verificar o reconhecimento sobre a riqueza do mundo feminino (noh, mais uma vez arrasei na originalidade das palavras, he he). Aprendi com a minha doença, com a minha análise, com a minha vida que a solidão pode ser edificante. Foi na minha solidão que eu entrei no mundo da costura, da maquiagem (aqui), do blog e aprimorei meus dotes culinários. Numa época deste percurso decidi que, além de gostar de "cuidar do cabelo, passar meus cremes, sentar no sofá com a cachorra nos pés e curtir a minha casa ", como diz a prima, eu iria aprimorar as minhas produções culinárias exclusivas, feitas somente para mim, para o meu gosto. Uma das que desenvolvi foi o meu Magret de Pato, que é só meu pois, além de ser muito caro, ninguém da família curti pato como eu. 

Eu uso um peito de pato com a pele, a qual e corto em quadrados como abaixo. Tal procedimento ajuda a temperar o interior do peito, auxilia no cozimento e fica lindo no prato!!!

 Tempero com sal e pimenta e selo em uma frigideira muito quente e sem qualquer gordura ( a gordura do próprio pato é suficiente) com a pele para baixo. Depois de dourada, eu viro o peito para o outro lado e selo também. Eu gosto dele bem mal passado. Mas quem não gosta assim, pode levá-lo ao forno quente por uns 10 minutos para cozinhar um pouco. Na frigideira onde o peito foi selado eu faço um molho, retirando o excesso da gordura. Existem várias opções de molho, os que eu mais gosto são os de mostarda ( cebola refogada, com vinho branco, creme de leite , caldo de carne e mostarda de dijon) e o de frutas vermelhas ( cebola, vinho branco, geleia de frutas vermelhas, caldo de carne). Simples assim... depois,é só cortar como um filet, deixando a gordura e servir. Sugiro para acompanhar um risoto bem simplinho (aqui), ou uma batata sautê, ou gratinada ou no murro ( aqui)

Abaixo uma foto da delícia,emprestada da internet..






6 comentários:

  1. Gostei muito dos posts sobre carnavais e que tais, mas a sua apropriação da crônica, ou quem sabe se não foi do conto, e também de seus comentários sobre a sua não preferência para catalogar hábitos e manias em função do gênero. Concordo muito com vc sobre isso, mas vc tambem não deixa de ter razão quando elogia as mulheres. O tal "gozo feminino", o qual não tem nada a ver com gênero, é, de fato, mais abrangente, inclui mais possibilidades do que aquele forma de gozar a vida que identifica o mundo macho. Mas, as mulheres devem se preocupar também com a abertura para o desejo do outro porque senão acabam ficando na zona de conforto da vida autista e podem se esquecer de outros prazeres..Parabens ainda pela forma de como a partir de um conto vc nos brindou com uma receita de magret..

    ResponderExcluir
  2. Jefinho,você sempre enriquece as minhas idéias doidas. obrigada. beijinho

    ResponderExcluir
  3. otima a ideia de cortar a pele do magret !
    lindo este batom good to go ,vou experimentar!eu adorei e comprei o till tomorrow(cor de boca)bem legal tambem!
    bjs e ate mais claudia dicker

    ResponderExcluir
  4. Cláudia D.Este batom eu não conheço. Vou pesquisar. Uso o Fleshspot ( somente na Mac pro) e o Nude. Tem um rosa seco que a Cláudia R(aia) usa que eu adoro também, o Snob. Já percebeu, né? batom é um dos meus vícios...

    Beijão

    Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o upgrade que vc deu ao blog. Sabe que leio seu blog sempre e adoro suas receitas. Continue firme. Beijins
    Solange

    ResponderExcluir
  6. Solange, deixcomigo. As minhas idéias são muitas para continuar. Obrigada pela fidelidade. Beijão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...