sábado, 12 de fevereiro de 2011

Eu agora vou botar meu bloco na rua...

Gente, está chegando o carnaval. Oba. Adooooro!!!

Eu que estava, com água boca, mediante a perspectiva de realizar o meu sonho, de sair sambando na avenida, com a Portela, comecei a me preparar física e emocionalmente. Infelizmente, não rolou. O plano B então é ir para SP e atualizar meu consumo comercial e cultural na grande metrópole. Vou visitar as lojas de maquiagem do bairro Liberdade ( aqui) e comprar alguns berloques da Pandora (aqui), recentes objetos do meu desejo. Os programas culturais, bah, eu decido lá...

Mas enquanto não vou prá lá, curto o que temos aqui.Portanto, senhoras e senhores, não deixarei de participar dos blocos de rua pré carnavalescos de BH, cuja programação prevista está aqui. A folia belorizontina começa no sábado, dia 19/02/2011, obaaaa!!! Aqui, por perto de casa, tem o bloco "Sou  Bento" no dia 26/02 na Av. Consul Antônio Cadar, naquele muvucal do São Bento... 

Acho  estes nomes de blocos ótimos. Quando estive no carnaval do Rio, em 2009, junto com minha irmã e uma amiga ( 3 mulheres, 3 sentenças), minha amiga Carminha sugeriu de fazermos um bloco de mulheres intitulado "me atirei no pau do gato". Ao comentarmos tal idéia entre os amigos, tivemos várias adesões. Reconsideramos e abrimos espaço para os homens, só que eles teriam de ir fantasiados de gato... Mas é claro que tal bloco não vingou, embora tal projeto tenha nos divertido muito...

O que uso para ir pular carnaval num bloco de rua? Putz, varia por demais, mas sempre é uma roupa de algodão, bem confortável, colorida e com muitas flores e/ou laços na cabeça. Acho lindo usar máscaras, mas acho elas muito desconfortaveis e quentes. Então, opto em me maquiar bastante: encho os olhos de brilho, coloco postiços escandalosos e um bocão bem vermelhão. Prefiro vestir uma saia colorida, estampada com uma camiseta básica. Uso muitas bijous e enfeites na cabeça, tudo junto e misturado. Aproveito  o evento para usar tudo aquilo que eu gosto e guardo por ser  escandaloso demais e/ou jovial demais e/ou cafona demais.

Quando eu era menina e moça, me fantasiava com as produções da minha mãe, que eram maravilhosas. Em janeiro ela já planejava a fantasia e começava a produção, que muitas vezes incluia a minha turma de amigas, formando um grande bloco de meninas nos bailes do Minas e do Automóvel Clube. Lembro-me de muitas fantasias, em especial a de índia, que trago guardada  comigo até hoje: trata-se de um conjunto de mini saia e mini blusa de juta, bordadas à mão com ráfia colorida. Lembro-me também  da de Pierrot, feita com um algodão estampado de losangos de várias cores, estruturado em um mini-vestido enviezado, com um golão em intertela, enfeitado com um lação; a de haviana, feita com um chitão bem estampado, em um mini vestido de uma só alça, usado com colares de flores e flores na cabeça...

Confesso que tentei manter esta tradição junto a minha família. Em todos os carnavais da infância dos meus pequenos, eu providenciava uma fantasia. Não eram tão lindas como as minhas, mas eram muito legais...

Hoje, não uso qualquer fantasia. Mas tem muitas que podemos improvisar em casa: os tradicionais sarongues, usando uma bela canga de praia; a melindrosa, usando um vestidinho brilhoso e curto. Frida Kalo, fica ótimo nas morenas, é só vestir uma blusa branca de algodão, com uma saia estampada, fazer trancinhas cruzando a cabeça e encher de lápis as sombrancelhas, para engrossá-las e ajuntá-las acima do nariz. E a bailarina! usando uma sainha de tule e uma sapatilha... E por aí vai: a colegial, a enfermeira, a gatinha, a Marylin, a múmia, a hippie... Existem vários acessórios que ajudam a dar aquela personalizada, que podem ser adquiridos pela internet. As máscaras, por exemplo,variam das comunzebas por R$5,00 ( aqui), até as italianas, por até R$500,00 (aqui). Abaixo,como ilustração de um momento "carnaval", mostro uma bela máscara carnavalesca, cuja imagem emprestei da internet .



Mas o bom mesmo do caranval, é cantar, dançar e pular junto com os amigos. Nada mais!!!

E voltando ao meu momento politicamente correto, lembrem-se, neste caranaval ( e em todos os que virão) não usem penas de aves (de galinha, pode) e nem pele de qualquer animal , por favor... e não se esqueçam da camisinha... Ah ah ah...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...