sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Espanha mineira: sangria de verão e costelinha com mexerica

Amanhã é dia de almoço de sábado de verão em casa. Família, amigos e novidades na minha cozinha e  no meu bar...

Já sei que não vai chover e o dia ao ar livre, promete. Vou comprar flores para enfeitar a minha casinha, já temperei a carne e fiz o "mis en place" dos ingredientes do drink.

Espero ter aprendido, com minha amiga Gláucia, uma sangria de verão, inspirada em um drink que ela tomou em um restaurante espanhol no Rio. Adorei a proposta que é feita com espumante, a minha bebida preferida!

Vou fatiar finamente as frutas: 2 maçãs com casca em meia luas, 2 peras descascadas em fatias finas, kiwi descascado e fatiado na transversal, uma carambola em finas estrelas, pedaços de 1/4 de abacaxi, gomos de laranja sem a pele, fatias transparentes de limão e talvez, pedaços de cajú. Salpicarei um pouco de açucar para macerar e deixarei no freezer por algumas horas, para gelar bastante, mas sem congelar. Numa bela taçona de vidro que ganhei de minha mãe,colocarei as frutas, o suco de um limão siciliano, o suco de duas laranjas, um garrafa pequena de refri de limão bem gelada, meia garrafa de espumante brut e uma de demi-sec bem geladas.

Ressalto que a melhor sangria que tomei foi em Santiago do Chile, num alegre fim tarde de uma sexta feira. Ela era feita com o ótimo vinho tinto chileno seco, suco de limão siciliano, com os maravilhosos pessegos chilenos picados (tão bom quanto os espanhois sobre os quais comentei aqui ), bem como morangos, cerejas, dentre outras frutas vermelhas. Muito bom... Vamos ver esta como vai ficar. Mas creio que não vai ter erro....

No almoço servirei uma costelinha de porco com mexerica, inspirada numa receita da Beth, minha querida irmã. Uso a banda inteira da costela suina,temperada de véspera com sal, alho picadinho, cebola picadinha, pimenta calabresa, folhas de louro, alecrim, manjericão e tomilho frescos picados, as raspas e o suco de  uma laranja, as raspas e o suco de um limão. Antes de ir para o forno, ajunto o suco de 10 mexiricas, com seus favos. Coloco para assar em travessa de tamanho suficiente com a gordura para baixo, coberta com papel alumínio, com a parte brilhante para baixo e asso em forno alto por uma hora, mais ou menos. Depois mudo para o forno médio e vou conferindo o prato até a carne ficar macia e cozida, que deve gastar mais uma hora. Retiro o papel, viro a gordura para cima, cubro de novo e espero secar os caldos, um pouco. Então é só retirar o papel e deixar corar. Tem de ficar desmanchando no garfo, ou seja, após umas 3 horas de forno. Vou servir amanhã com arroz e um cuscus de simplinho, somente com salsinha, pimentão vermelho e hortelã. Já passei uma receita de cuscus aqui. O processo de hidratação é o mesmo, é só usar apenas manteiga e caldo de carne na água e dar uma colorida com cheiro verde e pimentão vermelho assado e picado...

Amanhã vou inserir as fotos e os comentários sobre tais preparações.

ADENDO: Olhem só as fotos da produção...

Não poderia deixar de mostrar este mimo de sandália de uma das minhas convidadas...
A mesa de pestiscos( frutas secas, castanhas, queijo, presunto cru, pão alho, tomate azeite) abaixo, com destaque para a toalha de mesa que foi feita por mim, juro...


Abaixo a maravilhosa costelinha com mexirica que arrasou....


Os arranjos de flores produzidos por minha filhinha querida...



A sangria também tem fotos produzidas pelo Edu Jesus, que ainda não me enviou. Mas já já vem... e aqui está abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...