domingo, 27 de fevereiro de 2011

Só lar, aos montes... Molho dos sete sabores

Nem todas as minhas histórias de comidas são boas. As histórias ruins, acontecem às vezes. Não porque a preparação seja desprovida de charme ou sabor, mas, sobretudo, porque a história que a envolve é ruim, traumática. Nesse caso eu me frustro ao relacionar aquele sabor à aquela história triste.

Foi assim quando, pela primeira e única vez, experimentei o Locro, uma receita tradicional da culinária argentina. A preparação que eu comi, estava no capricho, muito bem feita e saborosa. Porém, a história que a envolvia era, no mínimo, triste... Então, rasguei a receita impressa, que a anfitriã me ofereceu e nunca mais comi tal prato.

Mas como a vida é boa, e as comidas clássicas também, encontrei uma outra história para me ligar positivamente ao Locro, compartilhada com os  Medina.

Tenho um casal de ótimos amigos, Ana e José Maria Medina (um argentino, portenho) que mora em Santana dos Montes, MG, em um casario restaurado e reformado, que se apresenta em  uma belíssima pousada, o Solar dos Montes. Situa-se na praça de cidade, a qual é um verdadeiro bibelô.

O encantador  jardim da pousada é imenso e cheio de dálias ( dentre várias outras espécies), flor que eu adoro, por seu grande tamanho, e pela grande diversidade de formas e cores. Os arranjos florais preparados com elas, constantes na pousada, são simplesmente... arrasadores.

 Abaixo compartilho algumas imagens de dálias que emprestei da internet.



Que lindeza....
Soube que tais flores também são chamadas de Georginas. Então, minha amiga, Geo, taí a minha homenagem para você...

Afora toda a beleza do local e a simpatia dos meus amigos, a cozinha da pousada é um espetáculo. Serve sabores da tradição mineira, portuguesa, espanhola e argentina, inspirada em receitas de família dos donos.  Eventualmente, o chefe do Ermengada ,  o Guilherme (Camarão), também repassa novidades culinárias para a cozinheira chefe, da vez.

Duas receitas se destacam dentre as fartas e deliciosas refeições ali servidas e que já tive o prazer de deliciar. Tratam-se de dois verdadeiros sucessos entre os comensais: o molho dos 7 sabores e o Locro. A receita do Locro, considerando que a minha reconciliação com tal preparação, é recente, eu ainda não tenho os passos e ,portanto, nem a  preparei.  Então, não dá para publicar. Mas a do molho, que já fiz e refiz inúmeras vezes e adoro, eu repasso aqui.

Eu junto em 6 colheres de sopa de azeite, 2 de vinagre balsâmico, um dente de alho bem picadinho, 1/4 de cebola bem batidinha, sal a gosto, uma colher de sobremesa de orégano e uma de molho inglês. É só misturar para emulsificar um pouco e servir em saladas, pães, massas e grelhados.

É fácil, versátil e deliciosa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...