domingo, 24 de abril de 2011

Esconde esconde :arroz de bacalhau

Ops, agora que caiu a ficha. A semana santa está no fim. Hum, bacalhau na sexta da paixão e almoço de páscoa bem farto e variado. Só delícias.

Pena que na minha vida, os momentos em que eu me enlouquecia, procurando ovos de Páscoa para meus filhos, afilhados e netos já passou. Eu ficava exausta, pois tinha que me lembrar das preferâncias de cada um. Porém, morro de saudades de toda a cena que eu e meu marido preparávamos, escondendo os ovinhos e ovões de chocolate pela casa e pelo jardim para eles procurarem. Melhor ainda, era sair desta primeira aventura, ir direto almoçar com a família e refazer o mesmo processo de esconde esconde com todos os sobrinhos juntos. Uma farra. Abaixo um mimo de feliz páscoa para todos.



Mas, mesmo na ausência do coelhinho, as delícias culinárias continuam sendo tradicionais para mim nesta época. E claro, todos já sabem da minha predileção por um bacalhau como já confessei aqui. É como diz o meu cunhadinho querido: gosto de bacalhau somente de dois jeitos, com batatas e sem batatas.

Uma amiga me pediu receita de um arroz de bacalhau. Tenho várias, umas mais sofiticadas, outras mais simples. A mais simples de todas é inspirada numa receita da Elisa , outra grande amiga. Ela é deliciosa e super prática.

Misturo em uma vasilha 2 xícaras de arroz cru, 4,5 xicaras de água, 1 k de bacalhau desfiado e dessalgado, 1 xicara de azeite de oliva, 1 xícara de queijo minas e parmezão ralados( estranho, né?mas dá certo) 1 xícara de azeitonas pretas, 2 cebolas raladas, 2 dentes de alho picados, alguns tomates secos picados ( opcional, estranho também), salsinha picada e sal (com muito cuidado, pois as azeitonas e bacalhau já tem algum). A Elisa  coloca 1 xícara de ervilhas congeladas. Eu prefiro brócolis congelados. Coloco tal mistura numa forma refratária, cubro com papel alumínio e levo ao forno pré aquecido ( 180 graus) por mais ou menos 1 hora. Simpléeeerrimo

Sirvo com bastante azeite.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...