sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cravo e canela, sem ser Gabriela

Assim que consegui ter minha própria cozinha, caí matando.O primeiro jantar que eu preparei sozinha e sem usar qualquer receita, deu muito certo.  Me lembro até hoje: bife a rolê. Preparei os rolês com bifes de patinho, recheados com cenoura, cozidos em um super caldo preparado em refogado em bacon, cebola, alho, pimenta, todas as especiarias que eu conhecia e vinho tinto. Nessa época, havia ganhado da minha mãe um ótimo livro de culinária que ela usava, comprei o Fogão de Lenha (aqui) e também o da Maria Tereza Weiss. Esse último eu adquiri, logo depois da minha Lua de Mel. Ao passar uma noite em Petrópolis, jantamos no restaurante dela e eu amei a comida que me foi servida. Aprendi muito com as suas receitas e dicas.

Neste processo animado de estar recém casada, com cozinha própria, experimentava receitas, inventava receitas, fazia e acontecia. Anotava tudo num cadernão de capa dura, com páginas numeradas ( para ter um índice), que trago comigo até hoje. Até parece que eu sou muito organizada. Meu caderno de receitas, que sonho em repassar para os descendentes amantes da cozinha como eu, começou muito bem. Meu marido tinha uma ótima secretária portadora de um bela letra. Ela pacientemente decifrava os meus manuscritos e transferia para meu caderno.Vejam só.


A receita da página da direita foi criada por mim.
 Hoje, meu caderno está meio desorganizado, com a capa despregada e cheio de receitas soltas, manuscritas por mim, por minha filha e por amigos. E vamos combinar, lembrando de Rousseau : quando eu escrevo, só eu entendo. Depois, nem eu!

Um dos melhores presentes que ganhei do meu marido, há tempos, foi um suporte de ferro com 30 diferentes temperos acondicionados em tubos, da Cia das Ervas. Imediatamente instalei na minha cozinha. Além de decorativo, putz, eu tinha alí inúmeros sabores para temperar as minhas comidinhas. Alguns eu nem conhecia, ainda. Até hoje eles estão lá, sendo usados e renovados períodicamente. Olha só que fofo.



É obvio, que além deste kit eu tenho mais uma estante e uma gaveta com outros temperos ou reposição destes .



Ops, preciso de dar uma boa organizada em tudo...

Avaliando pelo que sei de culinária hoje, eu era meio doidona e um tanto over na cozinha. Gostava de misturar todos os temperos disponíveis, num prova prova,  sem fim e desprovido de qualquer lógica. Então, muitas vezes ocorria de, ao invés de eu valorizar os sabores, eu os confundia ou os roubava.

Hoje tudo mudou. Aprendi que cada ingrediente tem a sua função no resultado final da preparação.E mais, eles tem de ser de boa qualidade e processados de uma forma adequada, de forma  a valorizá-los ainda mais.

Então vou postar, aos poucos uma série de dicas sobre este conhecimento que eu adquiri. Creio que com ele, as receitas que eu repasso aqui ficarão ainda mais saborosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...