segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O caldo bom: torta com sobras de aves

Sempre fui expert em aproveitar sobras ( de arrozde frango, queijos e frutas secasde ceia). Desde moça, após um dia inteiro de aulas, chegava em casa de noitinha, abria a geladeira e encontrava nada mais além de sobras...Bem, glutona como sempre fui e exigente nos sabores, eu fazia dessas sobras, verdadeiros manjares.

Na ultima semana, aproveitei todas as sobras da geladeira, tais como as de uma picanha assada há dois dias, do bacon inutilizado da feijoada da quinta, das sementes do tomate usado em um Bobó de sábado, da mandioca amassada e sobrada no preparo do mesmo bobó, da cebola, do alho e de outros tantos temperos que sobram (graças a deus) de outras preparações culinárias executadas em minha casa.

Juntei isto tudo picado num mesmo refogado, com sua base em azeite cebola e alho. Temperei com sal, pimenta do moinho, azeite, louro, um tantico de creme de leite fresco e... a saborosa maravilhosa gastronomica se fez.... Um caldo com textura, sabor e cor que creio, não conseguirei produzir mais.

É assim, minha gente, dá o maior jogo, usar as sobras da semana numa sopa, num caldo, numa salada, num mexido, num risoto, numa torta.... são tantas a opções de reaproveitamento!!! Não dá para desperdiçar. E se reaproveitamos, com criatividade e bom humor, produzimos pratos únicos, com sabores inéditos..

Neste natal, um dos melhores dos últimos anos, preparei um lindo, suculento e saboroso peru. Com suas sobras de peru, nada melhor do que uma torta inspirada em uma sensacional receita do J. Oliver. Ela pode ser feita também com qualquer sobra de outras aves ou de presuntos e outros embutidos.

Faço o recheio da torta em uma frigideira grande e quente, na qual frito 2 fatias de bacon em azeite de oliva e manteiga. Adiciono 2 alhos porró bem picado em rodelas (pode ser cebola também), tempero com sal e pimenta e deixo cozinhar um pouco. Junto ao refogado as sobras de peru( 800g) picadas em tamanhos grandes, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, tomilho e misturei tudinho. Adiciono 2 litros de caldo de frango ou de legumes e 2 colheres de sopa de creme de leite fresco para dar cremosidade e acerto o sal e a pimenta. Depois de tudo cozido e engrossado, coloco tal refogado em uma peneira para separar as carnes e legumes doo caldo, que uso como molho.

Abro uma massa folhada comprada pronta, adiciono nela folhas de salvia (ou de outro tempero fresco) e castanhas portuguesas cozidas e picadas (ou outra castanha qualquer), dobro aberta a massa sobre elas e abro-a com rolo outra vez e delicadamente a fim de incorporar a massa.

Coloco o refogado de peru e legumes sem seu caldo numa assadeira de tamanho médio , reservando o caldo que foi coado. Cubro tudo com a massa aberta, faço um talhos nela, a fim de liberar o vapor do cozido e pincelo com gema de ovo. Levo ao forno médio pré aquecido (190 graus) por 40 minutos ou até dourar. A do Jamie ficou assim:


Aí é só servir com o molho e uma salada de folhas bem temperada, com o molho por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...