quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ano próspero: Lentilhas com funghi secchi

A primeira passagem de ano que eu comemorei nesta minha casa, éramos somente nós: casal e 3 filhos. Tínhamos acabado de mudar para esta casa, que fora recém construída, no seu básico para viver. Ela tinha ainda aquele cheirinho de cimento e de tinta e muitas coisas fora do lugar. Assumimos o nosso modelo de família feliz e ficamos neste espaço querido, juntinhos e indiferenciados com os nossos filhotes pequenos de 9, 7 e 5 anos. À epoca, a nossa casa era a única plantada num pedaço de terra, em um raio de 1 km. Era a única luz da quadra. Resolvemos que não íamos sair para qualquer reveillon e que íamos ficar isolados, ali no nosso ninho. Afinal, era a primeira passagem de ano em nossa própria casa e com a nossa família completa. Entramos no novo ano, só nós mesmos, apreciando a vista da cidade distante. Delícia!

Não me lembro, mas se me conheço bem, devo ter enchido minha casinha de flores e preparado um delicioso jantar. Certamente não servi lentilhas, pois ainda não conhecia a superstição de que ela trazia sorte e prosperidade. Mas logo, logo, assimilei isto. E partir daí, sempre que fiz festa de reveillon em minha casa, servi lentilhas. Mesmo porque, trata-se de uma ingrediente delicioso, saudável e versátil.

Este ano, não será diferente, servirei arroz com lentilhas e cebolas crocantes aos meus queridos, como acompanhamento de um sensacional pernil.

Porém recomendo também como entrada uma preparação de lentilhas num tipo caldo, que pode ser servido como sopa ou como molho de uma massa. É deliciosa. Em setembro eu a preparei para festejar o niver do meu cunhado. Vejam só que beleza de prato.


Para 10 pessoas eu coloco para hidratar 100g de funghi secchi em 3 copos de água fria, por uma hora. Depois de amolecido, escorro os cogumelos em uma peneira e reservo eles e a sua água.

Cozinho à parte 500g lentilhas, submersas em uma quantidade de água suficiente (uns 2 L) , até ficar ao dente, com 3 folhas de louro e um pouco de sal. Reservo.

Refogo em farto azeite de oliva 1 cebola média picadinha, 3 dentes de alho picadinhos e o funghi hidratado, picado em laminas e escorrido. Não desprezo a água usada na sua hidratação. Ao contrário, eu passo por um guardanapo para retirar os resíduos, reservo e a uso no final da preparação. Tal sabor não pode ser desperdiçado.

Espero o refogado de funghi adquirir cozimento e textura macia e deglaço com uma xícara de vinho branco seco. Espero ferver e junto uma lata de tomates pelados picados, com o seu caldo e 2 tabletes de caldo de carne (ou de vegetais). Espero cozinhar um pouco. Junto as lentilhas e a água do funghi e espero apurar um pouco. Acerto o sal, salpico pimenta do reino moida no moinho, deixo cozinhar mais um pouco e pronto. Sirvo sobre um penne cozido ou como uma sopa, com salsinha picada.

Podem acreditar, o sabor é inigualável. Quanto a prosperidade que este caldo traz, sei não....

2 comentários:

  1. Olá Claudia, acompanho seu blogg faz um tempo... e adoro. Foi indicação de uma amiga, Elisa Arreguy.Gostaria de conversar com vc.
    Você pode me enviar seu mail?
    Abraço.
    Miriam

    ResponderExcluir
  2. Oi Miriam. Meu email é claudiabiz53@gmail.com. Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...