quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Na última hora: Presentes e Bacalhau à Mia

Somente ontem, há quatro dias do natal, dei início a maratona das compras de presentes de natal, a qual nos anos anteriores tinha como ponto de partida o mês de outubro. Estou bege com a minha falta de expediente, num dos momentos mais importantes deste ano. Creio que ainda estou meio perplexa mediante ao excesso da minha alegria, por estar junto com toda a minha família. Há dois meses, éramos 3 e hoje somos 9.

Creio que muitos estão na mesma lerdeza que eu, quer seja por motivos similares aos meus ou porque estão às voltas com os compromissos pendentes que devem ser resolvidos ainda neste ano de 2011.

Muita calma minha gente, ainda há tempo, mesmo que na última hora. Ano passado dei dicas presentes, para aqueles que são como eu era: precavidos e antecipados. Neste ano, estou simplificando, adotando critérios dar conta, no apagar das luzes, da missão de compra de presentes de natal:

  1. Fiz uma lista de cada querido ou querida que eu quero presentear e pesquisei os interesses e necessidades deles por observação ou por consulta;
  2. Foi regra neste ano a compra de presentes simples, fáceis e de preferência, comprados no comércio da esquina;
  3. Para os idosos listei chinelos de espuma laváveis, roupas de dormir, roupas de banho e cheirinhos de toda sorte;
  4. Para os rapazes selecionei camisetas básicas, bermudas, sandálias, calções, livros e discos;
  5. Para as mocinhas pensei em bolsas, sandálias, camisas, maquiagens, perfumes, cremes,   lenços, biquinis, viseiras, bijus; 
  6. Para os meus ajudantes e suas famílias listei peru, vinho, bombons e outros pequenos agrados que sempre trago de viagens;
  7. Para os que nos prestaram seus valiosos serviços com competência, amizade e carinho comprei vinhos e livros;
  8. Para o companheiro busquei aquele sabido objeto do  seu desejo, sempre.
Utensílios de cozinha, objetos de casa, artigos importados ou de informática, obras de arte, pequenas jóias poderiam ser uma opção de presentes mais sofisticados. Mas declinei desta vez. Seria muita produção, pois exigiria uma pesquisa mais apurada e muito dinheiro no bolso e isto está totalmente fora da minha disponibilidade.

De última hora também, pensei em fazer um bacalhau bem sofisticado para o almoço de natal. Digo "de última hora", ao refletir sobre o tempo necessário para demolha-lo, que varia de 2 a 3 dias. Mesmo assim, lembrei-me do maravilhoso  Bacalhau à Mia servido recentemente por meu compadre, sobre o qual me esbaldei. Vejam só a foto da delícia.



Para 6 a oito pessoas eu demolho 2 Kg de bacalhau do Porto com a sua pele. Já sem sal, eu retiro a pele, os espinhos e corto em pedaços( files) grandes e afervento em água por uns cinco minutos e reservo. 

Cozinho na água de fervura do bacalhau, 1,5 Kg de batatas com sua casca, deixando-as um pouco duras, corto-as em rodelas grossas (1,5 cm) e reservo. 

Cozinho, lentamente, em um vidro de azeite de oliva de excelente qualidade, em fogo baixíssimo, 3 dentes de alho picados e 1,5 kg de cebolas cortadas em rodelas até ficarem transparentes, tempero com sal e pimenta do reino do moinho, desligo o fogo, verto 2 colheres de vinagre de vinho branco e reservo.

Monto em um refratário camadas na seguinte ordem: parte da mistura de cebolas, os files de bacalhau, as batatas, um punhado de azeitonas pretas portuguesas e o restante do molho de cebolas. Levo ao forno médio, pré aquecido, a 180 graus por 30 minutos ou até que o azeite ferva. Salpico um punhado de salsinha picadinha e sirvo com arroz e nada mais.

É simplesmente  fabuloso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...