quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Presentes de natal: Embrulhos

Hoje é dia da Santa Çãozinha, padroeira de BH, último dia para a montagem da árvore de natal, de acordo com a tradição da minha família. Então, no lar da minha infância, nesse dia, já com todos os enfeites providenciados e a base da árvores montada para a finalização dos projetos de arranjos natalinos. Eu adorava aqueles encontros como minha mãe e minhas irmãs, que sempre se transformava em uma festa antecipada. Gostava mais ainda de, a partir de então, poder compartilhar com elas a lista dos meus desejos de presentes, mesmo sabendo que nem todos seriam satisfeitos.

No grande dia da véspera, minha casa era de muita animação, durante todo o dia, na arrumação da casa e no preparo as delícias da ceia. À noite vestia o meu melhor vestido para esperar os convivas, que eram muitos. Afinal, minha avó morava conosco e pelo menos as famílias de 10 de seus 13 filhos e enteados, participavam do encontro. Festinha para ao menos 70 pessoas. Confesso que aqueles momentos para mim compunham a verdadeira felicidade.

Depois da ceia, na hora de ir para a cama eu já sabia que tinha que dormir logo, ou pelo menos fingir, para que o Noel colocasse os meus pedidos ao pé da cama. Cedo eu descobri, que os meus pais e minhas 3 irmãs mais velhas é que faziam as vezes do bom velhinho. Porém, o segredo desta descoberta eu guardei comigo por muitos anos, para continuar experimentando aquele momento de alegria deles. Eles se divertiam muito com a manutenção do mistério sobre a existência de Papai Noel. E vamos combinar: é divertido mesmo.

Eu mantive esta tradição com os meus filhos e neto. Listava os desejos deles no dia da montagem da árvore e na madrugada de natal, eu e o meu marido esperávamos todos dormirem para, então ,arrumar os presentes sob ela. Aí, ao acordarmos na manhã de 25, comentávamos em alto e bom tom de mistério pela casa: Olha...Papel Noel chegou! Todos pulavam da cama e corriam para a árvore para abrir os presentes.Era uma verdadeira delícia, mesmo mediante às decepções que eles tinham ao verificar que nem tudo que foi pedido, foi atendido.

A despeito de conviver com a dura realidade de inexistência de Papai Noel, nós seguimos até hoje colocando os presentes sob a árvores de natal. E sempre mantendo o ar de mistério e de surpresa que a tradição exige.

No ano passado, postei algumas idéias para embrulhos de presentes de natal. Continuo acreditando que o mais simples dos presentes torna-se o mais sofisticado se embrulhado de uma forma bacana. Afora que uma bela árvore de natal não pode ser desmerecida com presentes mal embrulhados sob ela. Ao pesquisar sobre embrulhos de presentes encontrei inúmeras opções de montagem. Eu tenho predileção pelos mais simples, sobretudo por aqueles que possam utilizar dos inúmeros papéis, retalhos, botões, fitas e linhas que guardo em casa.

Mostro abaixo, imagens emprestadas da internet sobre algumas das idéias que me servirão de inspiração.


 Este vai me ajudar a utilizar as fitas.


 Este, num estilo oriental minimalista, é fácil simples e elegante
 Usando paninhos e flores naturais secas.

Usando sobrinhas de lã.


Usando papéis impressos


Usando enfeites, retalhos e fios de outros carnavais.

Quem quiser pesquisar mais idéias inspiradoras pode navegar por aqui,aqui e aqui.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...