sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Falta, criatividade, presença: Bacalhau em lascas à Lagareiro

Não é novidade para ninguém a minha fissura por preparar e saborear um bacalhau, como já postei aquiaquiaqui e aqui. Ops, já passei várias preparações dessa iguaria para vocês. Mas sempre acho que é pouco. As alternativas deliciosas usando esse produto são infinitas.

Confesso que mesmo adorando tudo aquilo que é feito com bacalhau, eu tenho a minha receita preferida. Trata-se daquela que não faz miséria com o uso de tal peixe, o que para mim é inusitado. O meu aprendizado na feitura deste peixe sempre foi permeado por dificuldades de acesso ao lado nobre do bacalhau, me sendo somente permitido usar  as lascas de um bacalhau alternativo, de origem duvidosa e pobre em processamento. Trocando em miúdos, aprendi a usar o máximo do sabor dele, espalhado nos pedaços de um bacalhau de quinta, com o mínimo da presença daquele que me inspira até hoje: o verdadeiro bacalhau do porto, ou o Cod ou o que seja. É aquele que possui uma parte grossa e magra ( acima de 5 cm, após o dessalgado), laminável e que enche a boca de sabor.

Então gente, poder saborear um "lombo de bacalhau" preparado "em si", sem qualquer despiste, é ainda para mim, um privilégio! Hoje me sinto muito honrada por poder preparar e servir um lombo de bacalhau de primeira, sem muitas dificuldades. Adooooooro!!!!

A preparação clássica do Lagareiro se trata de um lombo alto de bacalhau do Porto com seus temperos e aromas. É só, e estamos combinados! Huummm tudo de bom...

Neste último feriado me vi diante a um bacalhau que comprei em lascas, pensando em usa-lo num arroz, ou num "espiritual". Enfim, no frigir dos ovos, me ví a fim de preparar um Lagareiro, sem ter em mãos os produtos adequados para prepara-lo.Não me fiz de rogada, busquei compatibilizar o espirito de tal receita com a minha realidade de cozinha disponível para o momento. Me dei bem. Culinária também é isto: saber aproveitar o máximo do que se tem, para buscar aquilo que gente quer comer.

De posse de tal inspiração, inventei uma receita de um ótimo bacalhau "Lagareiro em lascas".

Para 4 a 6 pessoas usei 600g de lascas de bacalhau do Porto dessalgadas ( já passei a manha desta técnica neste aqui). Aqueci duas xícaras de azeite com 3 dentes de alhos inteiros e descascados e uma xícara de azeitonas pretas portuguesas ( aquela pretinhas e miudinhas), a fim de aromatizar tal azeite. Mantive tal mistura em fogo baixissimo, sem deixar ferver e por uns 15 minutos, ou até o alho amaciar.

À parte, assei, até ficar "al dente", 4 batatas pequenas cortadas em 4 "palitos", untadas com azeite e temperadas com um tantico de sal e pimenta do reino. Depois disso, juntei as  batatas às lascas de bacalhau ( sem qualquer espinha ou pele), duas cebolas médias finamente fatiadas e reguei com o azeite no qual curti as azeitonas ( tirei as mesmas para fazer uma salada com pimentão grelhado). Levei tudo ao forno quente, em uma forma coberta com papel alumínio, por uns 40 minutos, ou até a batata ficar macia.

Servi com arroz, salada de folhas com pimentão vermelho grelhado e azeitonas( as que sobraram no azeite do bacalhau) e feijão preto. Delícia...

 Vejam só a delícia  do prato que eu saboreei.

 Acrescentei aí a salada de pimentões vermelhos com azeitonas portuguesas e alface.

A minha família se esbaldou com o prato abaixo .


Bom por demais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...