quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Cabelos verdes versus cabelos louros

Quando jovem, eu adorava uma piscina e nadava quase que diariamente. Cheguei a ser nadadora do Minas, treinando todos os dias e ganhando medalhas em competições realizadas aqui e acolá. Mas ao adolescer na privação do lazer, imposta por tal esporte, devido ao treinamento diário e às competições semanais, desisti deste meu futuro brilhante de atleta.

Nesta época, tinha cabelos longos e louros, que na verdade viviam verdes, devido ao excesso de cloro. Não me importava muito com isto, pois a minha vaidade era próxima de zero.

Ao longo da mocidade, busquei me exercitar em outras atividades físicas como o ballet, que também me dava muito prazer, ao contrário  das ginásticas oferecidas à época, que eu detestava ( e dou um tostão para quem gostava!). Trago comigo essa antipatia até hoje, que se estendeu pelas práticas físicas mais modernas, tais como a musculação, a caminhada e a corrida.  É assim que embora, por necessidade e obrigação, eu tenha praticado anos de musculação, sempre a executei dentro da máxima: "fazer o mínimo necessário e nada mais".

Hoje estou completamente sedentária e sempre encontro uma boa desculpa para não me exercitar. Porém agora não vai ter jeito não! Vou correr atrás de uma natação básica, na expectativa de sair do sedentarismo, me reencontrando com as piscinas inesquecíveis da minha juventude e ter algum prazer. Nem é necessário ter prazer, só não precisa ser um sacrifício.

Como já estava arrumando mais uma desculpa para não nadar ("ai, ai os meus cabelos vão ficar um lixo!" ) resolvi reagir a ela e pesquisar sobre os cuidados com os cabelos na natação. Afinal, uma mulherzinha como eu, não pode jamais se abater por uma questão que terá uma solução bem cosmética, exigindo o consumo fútil.

Então é assim:

  1. Vou passar um bom protetor de cabelos. Estudos comprovam, por exemplo, que o extrato de girassol é excelente contra ação do sol nos fios. Para finalizar, os protetores para cabelos formam um filme que impede que o sal e o cloro se depositem sobre a fibra. Por isso, são excelentes para quem faz natação. 
  2. Vou usar touca de silicone. Para facilitar sua colocação, vou prender os cabelos em um rabo de cavalo no meio da cabeça, enrolar em coque, segura-lo com uma das mãos e coma a outra, colocar a touca. Com o protetor aplicado, a touca deslizará melhor.
  3. Recomenda-se também o uso de uma touca de tecido, por baixo da de silicone. Para mim é produção demais, vou dispensar.
  4. Depois da piscina, lavarei os cabelos com um shampoo sem sal, secarei delicadamente os cabelos com uma toalha, aplicarei um creme para pentear e desembaraçarei com um pente grosso.
Será que vai funcionar? Diz a minha amiga Iara, nadadora de carterinha, que não tem jeito, os cabelos ficam horríveis, mesmo assim. Em compensação, segundo ela, a pele fica dourada e o humor vai lá prá cima. Será? Vou tentar! 

Nesta perspectiva, compartilho abaixo uma imagem emprestada da internet, com a qual eu mais me identifiquei.




Pliocênica Preguiça Nadadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...