sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Carinho e aconchego: Canja de galinha

Para mim, ter de passar alguns dias "morando" num hospital é horrivel. Nem tanto pela preocupação e ansiedade com os nossos ( isto dá prá fazer), ou por não estar na minha casinha ( também dá prá fazer), mas sobretudo pela comida ( comida ruim, não dá prá fazer). Não é lenda, é fato: comida de hospital, pelo menos em BH, é péssima. E o pior, depois do paciente passar dos 60 anos ( idoso...), seus acompanhantes tem direito às refeições, que são pagas pelo convênio. Então, não tem mais aquela saída estratégica de arrumar alguém para nos render, em uma saidinha básica, para  almoçar algo decente.

Nestes dois dias que eu almocei e jantei no hospital, só não passei fome, porque não tinha como sair de lá. Em sendo faminta e gulosa, eu comia o que vinha na minha marmita. Não diferenciava, muitas vezes, se estava comendo carne de porco ou de vaca! Fiquei pensando sobre como a comida hospitalar é descuidada em termos de sabor e apresentação. Concordo que deve-se evitar o sal e a gordura e que é mais prático usar embalagens e talheres de plástico descartáveis, apesar de não serem sustentáveis. Mas poxa, mesmo a comida sendo preparada para muita gente e com restrições nutricionais, dá para ser muito melhor do que as que eu comi. Afinal, alho, cebola, ervas e azeite só fazem bem, impõem um ótimo sabor e não são tão caros assim. E mais, um enfermo em recuperação e seu acompanhante estressado e exausto, mais que merecem uma comida saborosa. Comida saborosa aconchega e demonstra carinho de quem a produz.

É assim que, desprezando todas as péssimas possibilidades apresentadas pela nutricionista do hospital, ofereci para o enfermo nauseado que eu acompanhava uma canja de galinha preparada em minha casa. Tal preparo, embora simples, tem de seus macetes para cumprir a sua sina de ser um prato "levanta defunto". O principal macete é que deve-se utilizar frango caipira com pele e gordura na receita. É sabido que tal gordura preparada em uma canja, tem predicados especiais na recuperação do indivíduo, possuindo algum poder antiinflamatório. Fato é que além de funcionar bem na recuperação de enfermos (experiência própria), ela é deliciosamente simples e completa, em termos de nutrientes.

O melhor é usar a carcaça do frango, os seus pés e o seu pescoço, os quais são mais ricos na tal gordura do bem. Mas como o meu enfermo não gosta de frango ( mas adora a minha canja), eu usei o peito com pele e os seus ossos.

Em uma panela eu refogo, em pouco azeite, 1 cebola e 2 dentes de alho picadinhos. Junto meio peito de frango caipira, com osso e pele, e deixo dourar. Junto uma batata descascada e uma cenoura limpa, picadas em cubos, além de uma folha de louro. Adiciono 2 copos de água e deixo cozinhar até o peito até ficar macio e se desprendendo do osso. Provo e se faltar sabor adiciono um cubo de caldo de galinha e ajusto o sal. Retiro o peito, desprezo a pele, desfio a carne e a retorno à sopa. Sei que no caldo já ficaram todas as propriedades contidas na pele e nos ossos. Não preciso deles mais. Adiciono duas xícaras de arroz cozido e temperado; se uso arroz cru, lavo-o e o insiro na preparação no momento de adicionar a água.

Eu só provei a maravilhosa canja. Como vim dormir em casa hoje, fiz somente prá mim um ribeye (aqui) e cabelinho de anjo com molho de queijos. O molho de queijos é uma mistura das sobras dos queijos da casa, grosseiramente raladas e aquecidas com um pouco de leite, em fogo médio com um tanto de creme de leite fresco. Uma pitada de noz moscada na hora é indispensável. Aí, é só acertar o sal e misturar o molho à massa. Vejam só a minha deliciosa e confortável comida.


É tudo que eu precisava, depois de tanto estress, muito mal acompanhado de muita comida ruim!

2 comentários:

  1. Cláudia, adorei receita da canja (que considero um ótimo remédio) mas gostei mesmo é da sua comidinha aconchegante para reconfortar nesse tipo de situação!!!

    ResponderExcluir
  2. E funcionou Valéria. Dormi muito bem e descansei. bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...