quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Comida boa, saúde boa 2 : Lombo de caça

Continuando com aquele sábado de festa, resolvi fazer no almoço uma boa carne cozida.

Me inspirei, mais uma vez na Marcela Hazan (aqui e aqui), que explica a origem dos cozidos italianos. Eles eram feitos nas segundas feira , dia em que as mamas se ocupavam dos afazeres domésticos mais pesados, como a lavagem das roupas da casa. Então elas tinham que preparar refeições que podiam ser "esquecidas" no fogão durante seu cozimento, para dar tempo de cumprir com a rotina doméstica. Acho lindo isto: maravilhosas receitas inventadas por uma contingência do cotidiano de uma mulherzinha dona de sua casa.

Escolhi para este dia, o delicioso lombo de porco preparado ao jeito do javali. Esse "porcão", na Toscana, ameaça os vinhedos comendo suas plantas jovens, sendo portanto muito caçado, processado em embutidos ou gloriosamente preparados como eu fiz.

Usei 1k de lombo de porco ( escolhi um lombo pequeno), temperado de véspera em uma vinha d'alhos composta de  1/4 de xícara de azeite extra virgem, 1 xícara de cebola cortada finamente,3 dentes de alho descascados e amassados na faca,4 folhas de louro inteiras, 1/4 de xícara de salsão picado, 1 colher de alecrim fresco picado, sal, pimenta do reino e 1 xícara de vinho tinto seco ( usei um Shiraz que mais frutado). Retirei o lombo do tempero, sequei-o com um pano de prato e cortei-o ao meio. Levei-o a uma frigideira grande, super quente e com um pouco de azeite e dourei de todos os lados. Retirei o lombo bem douradinho e reservei. Vejam só abaixo.



Na mesma frigideira, coloquei toda a vinha d'alhos e deixe cozinhar os legumes em fogo baixo até ficarem macios.



Enquanto isto, em outra frigideira super quente com um pouquinho de manteiga, salteei 500 gramas de cogumelos shitakes frescos, fatiado sem os talos. Eu não gosto de lavar os shitakes, para eles não encharcarem. Eu uso um pincel de cozinha para limpa-los e se os lavo, faço isto rapidamente enxugando-os com um pano de prato, logo em seguida.



Misturei os shitakes salteados ao molho formado pela vinha cozida, colocando os dois pedaços de lombo a seguir. Cozinhei a carne por 30 minutos, virando a carne no meio deste tempo. E pronto...

Gente, o lombo tem de ser pequeno para cozinhar melhor, mas neste preparo a carne de porco não fica super cozida como estamos acostumados a comer. Ele fica, macio e suculento. Sensacional!

Servi a delícia, com polenta, é óbvio! Mas, como sempre, não fotografei o prato pronto, pode?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...