sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Revendo sabores: sardinhas assadas com vinagrete especial

Não sei quanto à vocês, mas para mim as sardinhas em latas sempre foram um coringa na hora do aperto, por sua versatilidade , bom rendimento e baixo preço. Em minha casa, era assim: na falta de qualquer opção de fonte de proteína, a lata delas era aberta, as sardinhas eram amassadas com um garfo e em seu próprio molho, juntava-se muita cebola picada, cheiro verde também e bastante limão ou usava-as para enriquecer um molho de tomate. Tais misturas eras saboreadas com pão ou numa massa caseira de pizza ou até sobre um espaguetti.

Eu, sinceramente, detestava  aquele sabor forte, tão representativo da nossa falta de recursos. Mas, que jeito, muitas vezes eu não tinha outra opção de comida para saciar a minha gulodice e enfrentava tal preparo. Então, ao ficar independente e mais poderosa, nunca usei sardinhas em lata no meu lar de casada.

Vou presentear meu cunhadinho, que comemora 60 anos, com duas opções de preparo. Como ele da adora tomates, preparei o meu excelente tomate à provençal (aqui), fazendo uma adaptação para servir em festa. Ao invés dos tomates inteiros recheados, usei vários tipos de tomates diferentes ( cereja, tomatinho, italiano, macã), picados grandes e cobertos com a tal mistura crocante dos provençais.

Como segunda opção, fiz sardinhas frescas assadas, sob um vinagrete todo especial. Sei das dificuldades do meu cunhado ( tal como as minhas) com tal preparo e até estranho eu ter optado por esta receita que, à priori, ele não gosta. Mas acredito ter chegado a hora de rever os maus conceitos do passado, ainda que aos 60 anos. E mais, estou convicta de que nos dois vamos gostar das sardinhas frescas assadas com o vinagrete especial que eu preparei.

Usei 10 sardinhas frescas e limpas, sem vísceras e nem cabeça. Retirei a cauda e as espinhas e lavei bem. Temperei com sal, limão e pimenta do reino e coloquei para assar em um tabuleiro regado com um bom azeite, por 20 minutos à 180 graus( forno médio a quente). À parte preparei um vinagrete. no fogo médio, em azeite e refogando, num susto, uma cebola , 2 dentes de alho, 2 pimentas dedo de moça sem sementes, meio pimentão amarelo, uma colher de alho porró e uma xícara de azeitonas pretas sem sementes, tudo muito bem picadinho e somente salteado, sem deixar amolecer. Ao desligar o fogo, juntei salsa, cebolinha, mangericão e erva doce, tudo muito bem picadinho. Acertei o sal e juntei aos filezinhos de sardinha. E pronto. Vejam só tal produção na imagem abaixo.


Um tira gosto nota 10, que num bom pão crocante, faz frente a uma cervejinha gelada, a bebida preferida do aniversariante do dia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...