domingo, 28 de agosto de 2011

Cozinha confusa, simples assim: massa com molho de azeitonas

Desorganização, distração e ansiedade são características que não combinam com a cozinhação. Eu tenho todas elas e, desregradamente, sempre me saio bem nos preparos culinários. Quando estou no comando de qualquer refeição, minha cozinha é um caos, na verdade. Ainda bem que eu tenho a minha ajudante curiosa, paciente e minuciosa, que vai picando e limpando tudo.

Tudo bem, dá tudo certo, afinal! Concluo que se eu me dou bem na cozinha, sendo tão desastrada, todos podem dar.  Portanto estimulo a todos a exercitarem seus dotes e sua criatividade para apreciar as infindáveis delícias da boa mesa, mesmo se forem desprovidos dos predicados pré-estabelecidos para o exercício de tal função.

É fato que ultimamente tenho me esforçado para contornar tais negatividades, me esforçando para cumprir as regras que são pregadas à exaustão, pela maioria dos cozinheiros que eu sigo em minhas inspirações. Contudo, também é fato, sempre escorrego em algum quesito de organização, de disciplina ou de método. Então gente, sigo cozinhando do meu jeitinho, sem convenções estabelecidas e me deliciando com minhas preparações.

Esta semana assisti um SuperBonita no GNT dedicado às Chefs de cozinha. Compartilho aqui um vídeo sobre o assunto. Gostei demais e aprendi, teóricamente, muitas dicas para cozinhar nos trinques e que vou tentar colocar na minha prática. Do tipo:

  • trazer as unhas curtas e sem esmaltes ( não contamina os alimentos)? dá para fazer, em parte;
  • usar uma touca e ou um lenço na cabeça( não cai cabelo na comida e não dá cheiro de fritura nos cabelos? dá para fazer;
  • não usar maquiagem ( evita a acne, imposta por calor e umidade da cozinha?) difícil de fazer;
  • estar de avental( protege as roupas)? dá para fazer.
Felizmente, não vi nada sobre o uso luvas cirúrgicas na cozinha, que acho o fim da picada. Para cozinhar, ao meu ver, é indispensável tocar nos alimentos. Senão, não pode dar boa coisa.

Mesmo repassando essas dicas, confesso, eu cumpro poucas! Isto porque em mim, a vontade de experimentar a feitura de alguma delícia na minha cozinha, muitas vezes, surge do nada e num momento inconveniente . Portanto, não é programada, não tendo oportunidade de cumprir todas as regras. Aí, simplesmente, prendo os meus cabelos com uma xuca, tiro todos os meus anéis e pulseiras e lavo as mãos. Coloco um avental e... mãos à obra.

No mesmo programa, a Carolina Ferraz, que preparava uma receita de massa com azeitonas e presunto, estava desprendida de qualquer produção, assim como eu fico na cozinha. Ou seja, ela estava completamente desprovida de qualquer dessas regras. Ela usava um cabelo preso, mas sem touca ou lenço; não usava qualquer avental e sujou a roupa na espirração do azeite da panela. Suas mãos estavam com unhas curtas e sem esmaltes. Me identifiquei com ela na hora, pois também para mim, cozinhar é somente uma prática criativa, que é compartilhada entre os meus. Nela não se aplica aquela série de regras assépticas de um chef profissional. 

Experimentei a receita dela, mas sem o presunto, já que não tinha em casa e o maridão não gosta. Repasso aqui tal preparo do meu jeito, ressaltando que a intenção da criadora da receita é essa mesma: faça do seu jeito. E vamos combinar, usando azeitonas Azapa... não precisa de mais nada, somente elinhas valorizada em seu sabor.

Para 6 a 8 pessoas eu uso um pacote de massa curta ( penne, fusilli, farfale e etc), cozida em 5L de água com uma colher de sopa de sal grosso. À parte eu refogo, em 2 colheres de sopa de azeite, meia cebola roxa, picada, um dente alho e quando estiver tudo translúcido eu coloco uma xícara de azeitonas Azapa, sem sementes  e picadinhas. Vou mexendo e espremendo as azeitonas com a colher, até ficarem cremosas. Junto meio copo de vinho branco seco, duas colheres de sopa de creme de leite fresco e duas de queijo parmesão ralado. Espero encorpar.

Da água da massa, retiro uma concha e junto ao molho. Aí é só misturar a massa cozida ao molho e está pronto para se deliciar. Abaixo mostro a preparação da Carolina. A imagem não representa a maravilhosa cor roxa do molho de azeitonas, sobre a massa. Mas como a lerda aqui não fotografou a sua própria produção, segue essa imagem mesmo.


Ressalto, que os cubinhos de presunto, eu suprimi da minha preparação, pois para mim as azeitonas foram mais do que suficientes para conferir o sabor que eu queria. Adoro azeitonas e no caso dessa receita, elas são as minhas únicas rainhas.

Mas para quem gosta de uma proteína a mais, sugiro usar o presunto crú, fritinho à parte e colocado por cima do prato pronto. Pode ser legal, impondo sua crocância a preparação!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...