sábado, 18 de junho de 2011

A difícil real-idade: maquiagem para peles maduras

E vamos lá na minha cruzada contra os preconceitos sobre a mulher madura.

Nesta semana, inspirada pelos comentários do GNT sobre as tendências de maquiagem apresentadas na semana de moda de SP, fiz, mais uma vez, pesquisa sobre os makes para mulheres maduras.

Achei bem legal as explicações sobre como preparar uma pele madura, mais flácida, e com rugas. Mas quanto aos olhos, detestei, quanto preconceito...Algumas das dicas eu já tinha repassado aqui. Repito e acrescento a seguir, aquelas sobre o preparo da pele, que super concordo :

  • De início uso um hidratante, bem lisinho, com protetor solar. Gosto do UV Perfect da L'oréal. Ele tem fator de proteção 30 e não "engordura" 
  • A seguir aplico um bom primer na face e nas pálpebras. Ele tampa os poros abertos, e dá uma "alisada" na pele. deve ser usado bem pouquinho e espalhadinho. Eu uso um da Contém 1g ou da Koloss. Existem outras marcas mais "chics" ( Mac, por exemplo), mas que ainda não experimentei.
  • Aplico uma base no mesmo tom da pele ou um acima, bem espalhada. Eu gosto YSL (Perfect Touch), que aplico com o pincel que já vem no produto, bem pouquinho e espalhado; ou uso a base da Mac (Studio Tech), que mais parece um pan-cake, que aplico bem pouquinho, com um pincel ou esponja. 
  • Depois faço umas massagenzinhas com os dedos na pele, para que aquele produto "pertença" a ela, o que resulta em um aspecto mais natural. 
  • No dia a dia, para substituir a o primer e a base eu uso o Studio Fix da Mac, que aplico com esponja. Embora ele não possua os predicados indicados pelos "especialistas" para as peles maduras, por ser bem mate(dizem que o fosco, ressalta a flacidez e as rugas, o que eu não concordo,para o meu caso), é o meu preferido e mais usado. Bom demais.
  • Uso um corretivo nas olheiras e nas manchas da pele. O que eu mais gosto o Touch Eclat da YSL, que já vem com um pincel aplicador. Porém, para ficar mais natural, eu vou dando uma batidinha com os dedos. Uso um pouco dele, sob as sombrancelhas, para dar uma iluminada. Para poupar o meu Touch, que é super caro, eu uso no dia a dia um corretivo da Benefit ou um da Mac.
  • Aplico o Blush, cujas cores variam com o meu dia, o meu olho ou a ocasião. Uso mais o rosinha que eu tenho da Illamasqua, e um bem clarinho e brilhoso da Benefit, na parte mais superior das bochechas para dar uma iluminada. Tudo bem pouquinho discreto para não ficar "mascarada". Sempre digo a mim mesma: maquiagem com brilho é linda, mas destaca imperfeições. Cuidado...
  • Se quero me produzir mais e tenho tempo, uso um blush mais escuro, na base da bochecha para dar uma ressaltada nela. De novo, bem pouquinho...
Pele preparada e vamos partir para os olhos.

É neste quesito que fico injuriada com as dicas e conselhos para a maquiagem para olhos maduros. Todos sugerem o uso de sombras claras, com pouco brilho e que não apareçam demais. Até gosto, e uso muito esse look. Mas abrir mão das inúmeras cores, inclusive das escuras, por ser madura, não rola. Concordo, por experiência própria, que olhos carregados de sombras escuras, mal esfumadas, dão a impressão de soco na cara, de ressaca e decadência. Mas suprimir da minha mesa de maquiagem os tons de cinza, marrons, pretos, verdes, azuis, roxos e os brilhantes não dá.

É assim que ontem, ao contrário dos conselhos, ao me arrumar para sair a noite usei minhas queridas com gosto, mas com parcimônia. Não fotografei o look, mas explico:

  • Na parte móvel das pálpebras, apliquei bem espalhado, um pouquinho da sombra mousse verde clara brilhante da N0 7 (Khaki), comprada em Londres. É fácilima de usar;
  • No concavo, usei uma azul escuro da Mac (Plumage), bem pouco e esfumado;
  • Rente aos cílios superiores e inferiores usei também a Plumage
  • Rimel preto Colossal da Maybeline ( o meu "the best" atual)
  • Brow set da Mac nos brancos da sombrancelha;
  • Nos lábios apliquei um cor de boca da Clarins ( Praliné, 124)

 Eu achei que fiquei ótima. Colorida, prá cima e iluminada.

Bem tive a idéia de fotografar os meus makes e fazer uma crítica depois. De repente, os olhos que eu vejo no espelho nos são os que são...


Eu não apreciei muito este primeiro make que estou usando hoje para o almoço aqui em casa. Ele não deu conta dos meus olhos caídos. Mas também não os realçou e nem valorizou a cor dos meus olhos. Eu usei:

  • Brow set e rímel preto
  • sombra amarela um pouco brilhante em toda a pálpebra e coral fosco no côncavo;
  • lápis verde musgo brilhoso e esfumado, rente aos cílios superiores e inferiores
  • Lápis rosa clarinho na linha d'água
Ah, sempre me decepciono com as minhas fotos, mediante a dura realidade, idade, ô maldade!!!

ADENDO: dicas sobre cuidados com maquiagens já foram dadas aqui.

Um comentário:

  1. Creio que neste make, dei uma pisada na bola.

    Deveria ter puxado a sombra coral do concavo para cima e não para baixo, como eu fiz. Ficaria bem melhor. Vou repetir com esta mudança e mostrar aqui.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...