terça-feira, 14 de junho de 2011

Pernas e pernões: a mágica das meias

Sinceramente, não sei explicar o que são pernas bonitas. Como enumerar os predicados das pernas bonitas? Tal lista depende da composição das pernas, do corpo que as conduz, dos joelhos e dos pés que as sustentam, do jeito que sua dona as apresenta, do jeito que ela as usa para caminhar, dentre inúmeras condições. Para mim é impossível conceituar "pernas bonitas" ... É complexo, por demais, muito embora eu saiba reconhecê-las e admirá-las!

Montagem de fotos do Hans Peter Feldmann

Mas uma coisa eu sei explicar, uma meia, bem escolhida e colocada sobre elas, as valorizam por demais. As tecnologias adotadas na fabricação das meias de hoje são bárbaras, pois colorem as perninhas, ao mesmo tempo que dão aquele torneado, escondendo seus defeitos ( estrias, varizes, celulites, que horror...). Obviamente, que existem restrições, como, por exemplo, uma meia com estampa grande, usada em pernas grossas, engrossam ainda mais.

Tenho uma ligação especial com as meias, que é a de paixão e de ódio, ao mesmo tempo. Minhas pernas, excessivamente grossas, me dão o maior trabalho para vestir as lindas. É muita ginástica, num puxa daqui e de acolá para fazer caber, que me cansa, me exigindo muito esforço. Afora que quando acho que está tudo certo e bem ajustado, elas começam a escorregar pela cintura, acontecendo aquele enroladinho horroroso na barriga e aquela sobra inconveniente no gavião. Ai que preguiça, que ódio!!!

Por outro lado, adoro me imaginar com aquelas pernas sonhadas, que não são as minhas, vestidas de cores, estampas e destacadas naqueles pernões muito bem torneados. Porém, acredito que o resultado do uso das meias-calça, para quem está de fora, é sempre bom.

Isto posto, virou  regra para mim, não uso saias e vestidos de comprimento midi para cima, sem as tais meias. No inverno então, nem penso em sair neste tal vestuário sem boas e lindas meias. Então, vou comprando as bonitas que eu vou encontrando por aí.

Não conheço meias melhores do que as francesas, embora mais clássicas e discretas do que as inglesas. Tenho algumas compradas há mais de 20 anos que uso até hoje, mesmo sendo bem menores do que o meu tamanho atual. Já naquela época, era possível encontrar meias foscas de algodão colorido, super charmosas. Elas faziam o maior sucesso por aqui. Hoje temos meias brasileiras muito boas, também de algodão misturado com Lycra e foscas. Gosto das foscas, com alguma transparência, do tipo daquelas que dão uma sombra de cor, sobre a pele das pernas.

Tenho algumas regras para usar meias calças no inverno :
  • Escolho sempre as meias semi-foscas de algodão com Lycra;
  • um algodãozinho de reforço no gavião é indispensável, sobretudo se vou usar sob a calcinha ( a calcinha sobre as meias, ajuda a segurar o tal gavião indomável); 
  • Prefiro as pretas, as fumês e as marrons para usar com roupas mais estilosas;
  • E as coloridas e estampadinhas, eu uso com roupas discretas, de poucas cores;
  • Tenho muito dificuldade em escolher os sapatos que devem ser usados com meias. Descobri que elas ficam melhores com botas e sapatos com algum saltinho grosso ( sapatos de salto fino, nunca, só se a pessoa for muito esguia), assim como um tênis do tipo All Star. Em mim, não ficam bem com sapatilhas sem salto ( me lembra a minha avô, com suas meias de lã). 
  • Meias arrastão, tô fora. Só mesmo para as jovens magrelas.
  • Os calçados devem ter um tom semelhante ao das meias. E claro, sapatos enfeitados devem ser usados com meias lisas e vice-versa
Se eu fosse mais jovem e mais magra, ousaria mais nas combinações. Mas é como eu sempre digo: tomo cuidado para não escorregar do estilo criativo para a cafonice.

Esta da Lupo, abaixo eu tenho e uso demais.




Dessas acima, eu tenho das cores lisas, a rajada cinza e a de onça (que eu trouxe, num ímpeto, sabe?. Não sei se vou usar). Acho um charme aquela pretinha tipo meião abaixada no tornozelo, como também as do tipo leggins, que ficam ótimas com saltos finos. Mas em pernas muito grossas, sei não...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...